Share

Problema do livre-arbítrio | CONCLUÍDA

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado O problema do livre arbítrio no programa de filosofia do ensino secundário (CCPFC/ACC – 112200/21), dinamizado por Luís Veríssimo.

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

Sessões síncronas destinadas a aproximar os formandos da discussão contemporânea em torno de um dos problemas centrais da filosofia: o problema do livre-arbítrio, promovendo o contacto com textos de referência da discussão neste domínio.

 

Luís Veríssimo é doutorando em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Publicou artigos de Filosofia em revistas internacionais de especialidade. É autor de manuais escolares do Ensino Secundário das disciplinas de Filosofia e Psicologia, bem como de materiais didáticos. Leciona cursos de formação em Lógica, Ética, Metafísica e Filosofia da Religião. Formador do Curso de Introdução à Metaética Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

Veja o plano de formação (AN2) acreditado AQUI.

 

Sumário (veja o plano completo no AN2)

Breve retrospetiva da discussão do problema do livre-arbítrio Explicitação da relação entre o problema do livre-arbítrio e o princípio das possibilidades alternativas. Leitura de textos de Peter van Inwagen.

Formulação explícita do “Argumento da Consequência”. Articulação do argumento da consequência com as diferentes perspetivas sobre o problema do livre-arbítrio. Caracterização da resposta ao argumento da consequência baseada na análise condicional de princípio das possibilidades alternativas.

Explicitar a resposta ao argumento da consequência baseada na rejeição de princípio das possibilidades alternativas: os casos de Frankfurt.

Breve introdução à lógica modal. Formulação explícita da versão modal do “Argumento da Consequência”. Discussão crítica da versão modal do “Argumento da Consequência”. Objeção dos mundos sem passado. O compatibilismo de milagres locais, de David Lewis.

 

Duração e modalidade: 25 horas em formato e-learning (25 horas síncronas).

Calendário

Janeiro e fevereiro, sexta e sábado

08.01.2022 – 9:30-12:30

14.01.2022 – 18:00-20:00 | 15.01.2022 – 09:30-12:30

21.01.2022 – 18:00-20:00 | 22.01.2022 – 09:30-12:30

28.01.2022 – 18:00-20:00 | 29.01.2022 – 09:30-12:30

04.02.2022 – 18:00-20:00 | 05.02.2022 – 09:30-12:30

11.02.2022 – 18:00-20:00

 

Plataformas: Zoom e Moodle.

Preço: Associados da Apf com quotas em dia: 60,00 euros. Não Associados: 80,00 euros.

Condições de abertura: número mínimo e máximo de 15 formandos (imposição do número máximo de 15 formandos pelo regulamento da formação contínua para formações totalmente à distância com apenas um formador).

Nota 1: formação disponível apenas para professores do sistema de ensino português, com exercício de funções confirmável por uma escola pública ou privada.

Nota 2: o pagamento será feito à Apf após confirmação da entrada do formando na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o email do formando fornecido no ato de inscrição; o comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt, com a indicação expressa, no assunto, do nome do formando e do nome da ação de formação.

Nota 3: associados da ASSP poderão solicitar a esta associação parte do retorno da inscrição, conforme estabelecido AQUI.

Nota 4: após confirmada a presença na turma, o CFAE Beira Mar enviará por correio eletrónico a ficha de inscrição que deve ser preenchida, validada pela escola e devolvida ao para cfaebeiramar@esjcff.pt.

Nota 5: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos, até ao dia do início da formação, através do endereço de correio eletrónico indicado no ato de inscrição.

Nota 6: ao preencher o formulário de inscrição está a fornecer os seus dados pessoais ao CFAE no qual se inscreve, sendo esta entidade a responsável pelo tratamento dos dados. A Apf irá recolher e tratar o seu nome, NIF e endereço eletrónico. Estes dados terão como finalidade única para a Apf o cumprimento da obrigação legal de emissão e envio do respetivo recibo da formação e eventual comunicação necessária durante o período de formação.

Nota 7: ao inscrever-se na plataforma Moodle fornecerá o seu nome e endereço eletrónico. Estas informações serão eliminadas da plataforma após a conclusão do curso.

Nota 8: as desistências devem ser declaradas antes da abertura da turma. Desistência após a inserção na turma implicará o pagamento de metade do valor da inscrição. Desistência na primeira ou segunda sessão, inclusive, implicará um estorno de um terço do valor da inscrição.

 

Inscrições no CFAE Beira Mar AQUI

A inscrição no formulário não implica a integração na turma.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.