Share

Ética, epistemologia e ciência

A Apf – Associação de Professores de Filosofia, a SPF – Sociedade Portuguesa de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem a formação Ética, epistemologia e ciência, na modalidade de congresso (CCPFC/ACC – 112310/21).

 

GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

 

Sessões síncronas em videoconferência na plataforma Zoom: 8h

Sessões síncronas na plataforma Moodle: 3h

Sessões assíncronas: 4h

Sessões síncronas com cariz teórico-prático: por videoconferência, na plataforma Zoom, e na plataforma Moodle, para realização de tarefa.

Sessões assíncronas: na plataforma Moodle, para realização de tarefas de âmbito didático, com concretização de propostas de planificação para lecionação.

 

Veja o plano de formação creditado AQUI.

Programa do congresso: ver detalhes AQUI.

 

Calendário

16, 23 e 25 outubro de 2021

 

Inscrições AQUI

Associados da Apf ou SPF com quotas em dia: 30€

Não associados: 45€

 

Nota 1: enquanto formação acreditada, está apenas disponível apenas para professores do sistema de ensino português, com exercício de funções confirmável por uma escola pública ou privada; qualquer pessoa (estudante, não docente, não professor…) pode inscrever-se na modalidade não acreditada.

Nota 2: ao inscrever-se na plataforma Moodle fornecerá o seu nome e endereço eletrónico. Estas informações serão eliminadas da plataforma após a conclusão da formação.

 

Formadores da componente pedagógica e didática

Aires Almeida é professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa e membro do Centro de Filosofia da mesma universidade. É autor e coautor de vários livros de filosofia, entre os quais “O valor cognitivo da arte” e “Janelas para a Filosofia” e de manuais escolares de Filosofia. É o atual coordenador da coleção “Filosofia Aberta” da Gradiva.

Catarina Vale é professora na Escola Secundária com 3.º CEB de Cristina Torres, na Figueira da Foz. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concluiu a licenciatura em Filosofia – Ramo Educacional na mesma instituição. Frequentou a parte curricular do Mestrado em Psicologia, na área de especialização em Psicologia Pedagógica da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e concluiu o Curso de Formação Especializada em Administração e Organização Escolar na Área de Administração Escolar e Educacional, pela Escola Superior de Educação de Fafe. É coautora de um manual escolar, autora de vários programas de disciplinas da formação técnica ou tecnológica do Ensino Profissionalizante e de Educação e Formação Inicial na área da Psicologia e membro de equipas autorais de Aprendizagens Essenciais dos Cursos Científico-humanísticos e Profissionais nas áreas da Filosofia, Psicologia e Sociologia. Desempenhou vários cargos de liderança intermédia e de topo e integrou várias equipas de trabalho na área de Alunos no Agrupamento de Escolas Figueira Norte, na Figueira da Foz.

Isabel Bernardo é professora na Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem uma pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta. É coautora de um manual escolar. Tem dado formação de professores em didática da filosofia, educação e formação de adultos, bibliotecas escolares, competências digitais, introdução de dispositivos móveis na educação e autonomia e flexibilidade curricular. Dinamizadora do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” do qual faz parte “O aprendiz de investigador (aprendizinvestigador.pt). Doutoranda na Universidade de Aveiro no Programa Doutoral Multimédia em Educação, onde desenvolve atualmente investigação no âmbito da Didática da Filosofia.

Luizete Dias é mestre em Filosofia da Ação pela Universidade Católica de Lisboa, onde se licenciou em 1995. É professora na Escola Secundária Poeta António Aleixo. Desempenhou vários cargos de chefia intermédia e de topo. Tem dado formação de professores no âmbito da Didática da Filosofia. Tem trabalhos publicados e intervenções em congressos em Portugal e no Brasil.

Sérgio Lagoa licenciou-se em Filosofia em 1995, na Faculdade de Letras do Porto e é professor no ensino secundário. Fez mestrado em Pedagogia do E-Learning, com incidência em identidade digital e avaliação online e mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário sobre metodologias de trabalho colaborativo e ferramentas online na didática da filosofia. Tem como principais interesses a Didática da Filosofia e a Filosofia da Informação e é editor do site “Páginas de Filosofia”.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.