Share

Filosofia com Crianças e Jovens – Educação para a Cidadania Digital

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação acreditado Filosofia com Crianças e Jovens como estratégia metodológica para a formação em Educação para a Cidadania Digital (CCPFC/ACC-111254/21), dinamizado por Maria José Figueiroa-Rego.

 

FORMAÇÃO PARA OS GRUPOS DE RECRUTAMENTO 100 e 110.

 

As sessões com componente teórico-prática: colocação do diálogo no centro das aprendizagens, tal como se espera que os formandos procedam, de acordo com as aprendizagens realizadas, com os seus alunos posteriormente, obedecendo ao paradigma aprender fazendo.

 

Maria José Figueiroa-Rego, especialista em Filosofia com Crianças e Jovens, com Doutoramento em Filosofia, pela Universidade de Glasgow e reconhecido pela Universidade de Coimbra, How we Act – a critical approach to Dewey´s Philosophy of Action, tem uma sólida experiência na orientação do trabalho com professores, com impacto na formação dos alunos. Realizou formação com uma das referências internacionais nesta área, Matthew Lipman.

 

Veja o plano de formação (AN2) acreditado AQUI.

 

Sumário (veja o plano completo no AN2)

Cidadania, aprendizagens essenciais, programa de Filosofia com crianças e jovens o o DigCompEdu.

O princípio da atividade na produção de conhecimento de si, dos outros e do mundo/comunidade. A necessidade do diálogo no centro das aprendizagens e de esta extravasar das paredes de uma sala de aula.

O lugar central que o ‘Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória’ ocupa no novo paradigma e que implica necessariamente um novo e atualizado perfil do professor sensível às tecnologias digitais em educação. Os potenciais perigos das tecnologias digitais quando abordadas acriticamente.

O lugar da Crítica, Criatividade e Intervenção ou Cidadania Ativa – os pressupostos de Lipman.

A importância do reconhecimento dos Direitos Humanos, inclusive em contextos digitais, por exemplo, combatendo o cyberbullying.

A distinção entre os paradigmas educacionais (diretivos, colaborativos e cooperativos) e os paradigmas digitais (reter, compreender, aplicar, avaliar e criar).

Os princípios inerentes a uma comunidade de investigação digital: autonomia, responsabilidade e tolerância.

 

Duração e modalidade: 30 horas em formato e-learning (21 horas síncronas e 9 horas assíncronas).

Calendário (a definir em novembro de 2021)

Plataformas: Zoom – sessões síncronas. Moodle – sessões assíncronas.

Preço: a definir (possibilidade de financiamento pelo POCH).

Condições de abertura: número mínimo e máximo de 15 formandos (imposição do número máximo de 15 formandos pelo regulamento da formação contínua para formações totalmente à distância com apenas um formador).

Nota 1: formação disponível apenas para professores do sistema de ensino português, com exercício de funções confirmável por uma escola pública ou privada.

Nota 2: o pagamento será feito à Apf após confirmação da entrada do formando na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o email do formando fornecido no ato de inscrição; o comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt, com a indicação expressa, no assunto, do nome do formando e do nome da ação de formação.

Nota 3: associados da ASSP poderão solicitar a esta associação parte do retorno da inscrição, conforme estabelecido AQUI.

Nota 4: após confirmada a presença na turma, o CFAE Beira Mar enviará por correio eletrónico a ficha de inscrição que deve ser preenchida, validada pela escola e devolvida ao para cfaebeiramar@esjcff.pt.

Nota 5: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos, até ao dia do início da formação, através do endereço de correio eletrónico indicado no ato de inscrição.

Nota 6: ao preencher o formulário de inscrição está a fornecer os seus dados pessoais ao CFAE no qual se inscreve, sendo esta entidade a responsável pelo tratamento dos dados. A Apf irá recolher e tratar o seu nome, NIF e endereço eletrónico. Estes dados terão como finalidade única para a Apf o cumprimento da obrigação legal de emissão e envio do respetivo recibo da formação e eventual comunicação necessária durante o período de formação.

Nota 7: ao inscrever-se na plataforma Moodle fornecerá o seu nome e endereço eletrónico. Estas informações serão eliminadas da plataforma após a conclusão do curso.

Nota 8: as desistências devem ser declaradas antes da abertura da turma. Desistência após a inserção na turma implicará o pagamento de metade do valor da inscrição. Desistência na primeira ou segunda sessão, inclusive, implicará um estorno de um terço do valor da inscrição.

 

Inscrições no CFAE Beira Mar AQUI (formulário a disponibilizar em novembro de 2021). A inscrição no formulário não implica a integração na turma.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.