Ensaio Filosófico no Ensino Secundário

ENSAIO FILOSÓFICO NO ENSINO SECUNDÁRIO

Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário | 10.ª Edição

Lançamento da 10.ª Edição | 2023-2024

Dinamizado pela Associação de Professores de Filosofia (Apf), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, é lançada hoje, Dia Mundial da Filosofia, a 10.ª edição do concurso Ensaio filosófico no ensino secundário, dirigido a todos os alunos do ensino secundário público e privado português.

Promovido para suscitar o interesse pela escrita e reflexão filosóficas, realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário e consolidar competências em literacia da informação, ao mesmo tempo que divulga o trabalho desenvolvido nos Agrupamentos e nas Escolas do ensino secundário, o concurso Ensaio filosófico no ensino secundário decorre até ao dia 1 de junho de 2024 e a sua inscrição faz-se através do envio  do(s) Ensaio(s) por Agrupamento/Escola Secundária para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com.

O Regulamento integra, a partir da presente edição, um modelo que reforça o domínio de competências em Literacia da Informação.

O portal da Apf agrega um leque variado de recursos e de atividades, a implementar em diferentes contextos, que pretendem contribuir para a construção da autonomia e de uma cidadania ativa e responsável, tendo disponibilizado para o Dia Mundial da Filosofia 2023 a proposta de sequência didática Inteligência Artificial, Ética e Pensamento Crítico.

 

REGULAMENTO

MODELO

Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário | 9.ª Edição

Resultados da 9.ª Edição | 2022-2023

O júri do concurso decidiu pela atribuição do prémio da 9.ª edição ao Ensaio “Questões de género”, da autoria dos alunos Afonso Nobre, Matilde Mestre e Sebastião Mendonça, do Colégio Pedro Arrupe (Lisboa), orientado pela professora Paula Gabellieri.

De acordo com as prerrogativas conferidas pelo Regulamento, decidiu também pela atribuição de duas Menções Honrosas aos ensaios:

– “Questões de género”, da autoria da aluna Beatriz Silva Pinheiro, da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere), orientado pela professora Marta Santos;

– “O que faz alguém homem ou mulher? Existirá uma essência de género?”, da autoria da aluna Constança Inês Piscarreta Correia, da Escola Portuguesa de Moçambique, orientado pela professora Maria Eugénia Ferreira.

Os Ensaios, assim como os destacados nas edições anteriores, encontram-se AQUI.

Lançamento da 9.ª Edição

A Apf – Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a RBE – Rede de Bibliotecas escolares, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas com ensino público e privado português de nível secundário de educação situados em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira assim como as Escolas Portuguesas no Estrangeiro, a participarem na 9.ª Edição do Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”, subordinado ao tema “Questões de Género”.

A inscrição no concurso realiza-se mediante envio do(s) ensaio(s) por AE/ENA, em formato PDF, até 1 de junho de 2023, para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com, de acordo com o estipulado no Regulamento.

Para mais informações, consulte o Regulamento do concurso AQUI.

Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário | 8.ª Edição

Resultados da 8.ª Edição

Na edição de 2021-2022, o júri decidiu por atribuir apenas uma menção honrosa ao ensaio “Será a guerra preventiva legítima?”, da autoria da aluna Carolina do Carmo Marques Luís, da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão. Alexandre Guerra foi o professor orientador.

O ensaio, assim como os destacados nas edições anteriores, encontram-se AQUI.

Lançamento da 8.ª Edição

A Apf – Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a RBE – Rede de Bibliotecas escolares, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas com ensino público e privado português de nível secundário de educação a participarem na 8.ª Edição do Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”.

Este desafio constitui uma possível contribuição para o desenvolvimento de competências elencadas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente competências de literacia da informação (definir uma pergunta de pesquisa, pesquisar, selecionar e organizar informação), de competências de pensamento crítico e de mobilização de conhecimentos para pensar e propor soluções para problemas que se colocam no quotidiano.

Não existindo definição prévia de temas a explorar, a admissão a concurso exige, no entanto, que cada ensaio submetido discuta problemas e mobilize conhecimentos de uma perspetiva filosófica.

Cada Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada poderá apresentar a concurso até 4 ensaios.

 

Condições de elaboração e submissão a concurso.

– A sua produção pode ser realizada apenas por um aluno ou em grupo, até 3 alunos.

– A orientação de cada ensaio deve ter, pelo menos, um professor orientador, devidamente identificado.

– A inscrição no concurso realiza-se mediante envio do(s) ensaio(s) por AE/ENA, em formato PDF, até 1 de junho de 2022, para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com, de acordo com o estipulado no Regulamento.

Para mais informações, consulte o Regulamento do concurso AQUI.