Ensaio Filosófico no Ensino Secundário

ENSAIO FILOSÓFICO NO ENSINO SECUNDÁRIO

Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário | 9.ª Edição

Lançamento da 9.ª Edição

A Apf – Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a RBE – Rede de Bibliotecas escolares, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas com ensino público e privado português de nível secundário de educação a participarem na 9.ª Edição do Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”, subordinado ao tema “Questões de Género”.

A inscrição no concurso realiza-se mediante envio do(s) ensaio(s) por AE/ENA, em formato PDF, até 1 de junho de 2023, para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com, de acordo com o estipulado no Regulamento.

Para mais informações, consulte o Regulamento do concurso AQUI.

Concurso Ensaio Filosófico no Ensino Secundário | 8.ª Edição

Resultados da 8.ª Edição

Na edição de 2021-2022, o júri decidiu por atribuir apenas uma menção honrosa ao ensaio “Será a guerra preventiva legítima?”, da autoria da aluna Carolina do Carmo Marques Luís, da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão. Alexandre Guerra foi o professor orientador.

O ensaio, assim como os destacados nas edições anteriores, encontram-se AQUI.

Lançamento da 8.ª Edição

A Apf – Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a RBE – Rede de Bibliotecas escolares, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas com ensino público e privado português de nível secundário de educação a participarem na 8.ª Edição do Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”.

Este desafio constitui uma possível contribuição para o desenvolvimento de competências elencadas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente competências de literacia da informação (definir uma pergunta de pesquisa, pesquisar, selecionar e organizar informação), de competências de pensamento crítico e de mobilização de conhecimentos para pensar e propor soluções para problemas que se colocam no quotidiano.

Não existindo definição prévia de temas a explorar, a admissão a concurso exige, no entanto, que cada ensaio submetido discuta problemas e mobilize conhecimentos de uma perspetiva filosófica.

Cada Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada poderá apresentar a concurso até 4 ensaios.

 

Condições de elaboração e submissão a concurso.

– A sua produção pode ser realizada apenas por um aluno ou em grupo, até 3 alunos.

– A orientação de cada ensaio deve ter, pelo menos, um professor orientador, devidamente identificado.

– A inscrição no concurso realiza-se mediante envio do(s) ensaio(s) por AE/ENA, em formato PDF, até 1 de junho de 2022, para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com, de acordo com o estipulado no Regulamento.

Para mais informações, consulte o Regulamento do concurso AQUI.