A Apf – Associação de Professores de Filosofia – apresenta a segunda edição da “Comunidade de Leitores de Filosofia Online” (#CLF2).

Nesta segunda edição, o livro em discussão será Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Immanuel Kant, e a discussão decorrerá entre 28 de outubro e 18 de novembro de 2021, coincidindo com o Dia Mundial da Filosofia. Poderá pesquisar conteúdos sobre a Comunidade de Leitores de  Filosofia através da hashtag #CLF no Facebook e no Twitter.

Objetivos

Analisar e discutir livros de filosofia que interessam tanto aos professores e alunos de Filosofia do ensino secundário como a todos os que se interessem pela discussão filosófica.

Contribuir para a formação de leitores, sejam eles alunos, professores ou investigadores.

Incrementar o sentido de comunidade filosófica lusófona.

Produzir e partilhar materiais didáticos (quando relevante para o contexto dos participantes).

Público-alvo

Os principais interessados nesta Comunidade de Leitores serão professores de Filosofia, tanto do ensino secundário como do ensino superior; alunos do ensino secundário, estudantes do ensino superior e investigadores; público em geral, de todos os países de língua portuguesa.

Recursos

Os conteúdos e recursos da Comunidade de Leitores de Filosofia Online continuarão disponíveis após o encerramento da discussão.

 

Atividades

A Comunidade de Leitores de Filosofia Online desenvolverá diferentes atividades, com diferentes finalidades: algumas serão estritamente científicas, outras terão uma vertente pedagógica/didática (dirigidas apenas para os que as considerarem úteis de acordo com o seu contexto) e outras terão um caráter mais lúdico. A discussão decorrerá de forma síncrona e assíncrona: no início de cada período dedicado à leitura e discussão de uma obra haverá uma sessão inicial, síncrona, através da plataforma de videoconferências Zoom, para apresentação dos participantes e da Agenda de Discussão. Haverá uma sessão intermédia e no final da mesma obra teremos uma nova sessão síncrona para análise global. Ao longo do período de discussão existe uma sequência de atividades de discussão que se irão realizar AQUI (veja os materiais da primeira edição).

A lógica de funcionamento de uma comunidade como esta é a de estabelecer uma comunicação multidirecional, de todos para todos, em que os membros da comunidade partilham ativamente as suas ideias, reflexões e conhecimentos acerca da obra do autor.

Inscrição 

A participação é totalmente gratuita, requerendo apenas uma inscrição online.

As inscrições estão disponíveis em https://clf.apfilosofia.org/wp-login.php?action=register .

Após efetuar o registo poderá comentar no site da CLF e receberá o link de acesso às sessões Zoom.

 

Página da Comunidade de Leitores de Filosofia Online (clique)