A Apf – Associação de Professores de Filosofia – apresenta a “Comunidade de Leitores de Filosofia Online”. Uma Comunidade de Leitores consiste num grupo de pessoas interessadas num determinado assunto que se reúnem para analisar, conversar, discutir informalmente acerca de um livro ou conjunto de livros que todos leram.

Existem algumas iniciativas do mesmo género, como o Philosophy Book Club ou a Comunidade de Leitores de Filosofia de Braga, além de uma iniciativa online do site “Páginas de Filosofia”, em 2015.

Num mundo cada vez mais digital, numa Sociedade em Rede na qual os ambientes virtuais são cada vez mais espaços de socialização e aprendizagem, a Apf lança esta Comunidade de Leitores num suporte estritamente online.

Objetivos

Pretendemos com esta plataforma online

analisar e discutir livros de filosofia que interessam tanto aos professores e alunos de Filosofia do ensino secundário como a todos os que se interessem pela discussão filosófica;

produzir e partilhar materiais didáticos (quando relevante para o contexto dos participantes);

contribuir para a formação de leitores, sejam eles alunos, professores ou investigadores;

incrementar o sentido de comunidade filosófica lusófona.

Público-alvo

Os principais interessados nesta Comunidade de Leitores serão:
professores de Filosofia, tanto do ensino secundário como do ensino superior;
alunos do ensino secundário;
estudantes do ensino superior;
investigadores e estudantes de mestrado ou doutoramento;
público em geral, de todos os países de língua portuguesa.

Tempo / periodicidade

A duração prevista para cada obra é de duas a três semanas.
Os conteúdos e recursos da Comunidade de Leitores de Filosofia Online continuarão disponíveis após o encerramento da discussão.
Semestralmente será iniciada a leitura de uma nova obra.
O primeiro livro será “Sobre a Liberdade”, de John Stuart Mill, e a discussão decorrerá ao longo de duas semanas, entre 21 de novembro e 5 de dezembro de 2019.

Atividades

A Comunidade de Leitores de Filosofia desenvolverá diferentes atividades, com diferentes finalidades: algumas serão estritamente científicas, outras terão uma vertente pedagógica/didática (dirigidas apenas para os que as considerarem úteis de acordo com o seu contexto) e outras terão um caráter mais lúdico.
A discussão decorrerá de forma síncrona e assíncrona: no início de cada período dedicado à leitura e discussão de uma obra haverá uma sessão inicial, síncrona, através da plataforma de videoconferências Zoom, para apresentação dos participantes; no final da mesma obra haverá uma nova sessão síncrona para a análise global.
Ao longo do período de discussão existe uma sequência de atividades de discussão nas quais todos podem participar, numa plataforma alojada no site da Apf.
A lógica de funcionamento de uma comunidade como esta não é a de estabelecer uma comunicação unidirecional, de um para muitos, mas sim multidirecional, de todos para todos, em que os membros da comunidade partilham ativamente as suas ideias, reflexões e conhecimentos acerca da obra do autor.

Inscrição / membros

A participação é totalmente gratuita, requerendo apenas uma inscrição online.
As inscrições estarão disponíveis em breve.