Share

Ensino e aprendizagem da Filosofia em @mbientes híbridos

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação acreditado Ensino e aprendizagem da Filosofia em @mbientes híbridos (CCPFC/ACC-111742/21), dinamizado por Isabel Bernardo, Sérgio Lagoa e Teresa Morais.

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

Sessões com componente teórico-prática e componente prática: os conceitos pedagógico-metodológicos serão apresentados como enquadramento e fundamento à atividade letiva e será realçada a capacidade potenciadora dos recursos digitais quando infundidos no processo de ensino e aprendizagem. Exemplificação através de práticas e recursos já testados pelos formadores.

 

Isabel Bernardo é professora na Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem uma pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta. É coautora de um manual escolar. Tem dado formação de professores em didática da filosofia, educação e formação de adultos, bibliotecas escolares, competências digitais, introdução de dispositivos móveis na educação e autonomia e flexibilidade curricular. Dinamizadora do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” do qual faz parte “O aprendiz de investigador” (aprendizinvestigador.pt). Doutoranda na Universidade de Aveiro no Programa Doutoral Multimédia em Educação, onde desenvolve atualmente investigação no âmbito da Didática da Filosofia.

Sérgio Lagoa licenciou-se em Filosofia em 1995, na Faculdade de Letras do Porto e é professor no ensino secundário. Fez mestrado em Pedagogia do E-Learning, com incidência em identidade digital e avaliação online e mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário sobre metodologias de trabalho colaborativo e ferramentas online na didática da filosofia. Tem como principais interesses a Didática da Filosofia e a Filosofia da Informação e é editor do site “Páginas de Filosofia”.

Teresa Morais é professora de Filosofia na Escola Secundária S. Pedro, em Vila Real. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra e Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta. Membro do grupo WebPACT da UTAD e do Laboratório de Pensamento Crítico da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento da UTAD. Tem desenvolvido investigação na área do pensamento crítico no ensino da filosofia com artigos publicados em revistas internacionais e nacionais.

 

Veja o plano de formação (AN2) acreditado AQUI.

 

Sumário

Apresentação, organização e planeamento da ação.

Medidas de política educativa ao nível do currículo nacional e práticas de sala de aula em Filosofia. O ensino e a aprendizagem da Filosofia com recursos digitais. Ferramentas digitais e trabalho colaborativo. Aprendizagem por resolução de problemas e por investigação guiada. Ferramentas digitais na implementação da estratégia de aprendizagem por discórdia construtiva. Avaliar para aprender com aplicações digitais.

Duração e modalidade: 25 horas em formato e-learning (17 horas síncronas e 8 horas assíncronas).

Calendário (a definir em novembro de 2021)

Plataformas: Zoom – sessões síncronas. Moodle – sessões assíncronas.

Preço: Associados da Apf com quotas em dia: 45,00 euros. Não Associados: 65,00 euros.

Condições de abertura: número mínimo e máximo de 20 formandos

Nota 1: formação disponível apenas para professores do sistema de ensino português, com exercício de funções confirmável por uma escola pública ou privada.

Nota 2: o pagamento será feito à Apf após confirmação da entrada do formando na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o email do formando fornecido no ato de inscrição; o comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt, com a indicação expressa, no assunto, do nome do formando e do nome da ação de formação.

Nota 3: associados da ASSP poderão solicitar a esta associação parte do retorno da inscrição, conforme estabelecido AQUI.

Nota 4: após confirmada a presença na turma, o CFAE Beira Mar enviará por correio eletrónico a ficha de inscrição que deve ser preenchida, validada pela escola e devolvida ao para cfaebeiramar@esjcff.pt.

Nota 5: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos, até ao dia do início da formação, através do endereço de correio eletrónico indicado no ato de inscrição

Nota 6: ao preencher o formulário de inscrição está a fornecer os seus dados pessoais ao CFAE no qual se inscreve, sendo esta entidade a responsável pelo tratamento dos dados. A Apf irá recolher e tratar o seu nome, NIF e endereço eletrónico. Estes dados terão como finalidade única para a Apf o cumprimento da obrigação legal de emissão e envio do respetivo recibo da formação e eventual comunicação necessária durante o período de formação.

Nota 7: ao inscrever-se na plataforma Moodle fornecerá o seu nome e endereço eletrónico. Estas informações serão eliminadas da plataforma após a conclusão do curso.

Nota 8: as desistências devem ser declaradas antes da abertura da turma. Desistência após a inserção na turma implicará o pagamento de metade do valor da inscrição. Desistência na primeira ou segunda sessão, inclusive, implicará um estorno de um terço do valor da inscrição.

 

Inscrições no CFAE Beira Mar AQUI (formulário a disponibilizar em novembro de 2021). A inscrição no formulário não implica a integração na turma.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.