Share

Avaliar na aula de filosofia [ concluída]

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado AVALIAR NA AULA DE FILOSOFIA, orientado por Aires Almeida, Isabel Bernardo e Sérgio Lagoa (CCPFC/ACC-104154/19).

 

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

Avaliar as aprendizagens é uma tarefa inerente à atividade docente. É, de resto, um dos aspetos que mais impacto tem não apenas no percurso académico dos alunos como no próprio processo de aprendizagem. Contudo, o impacto da avaliação depende crucialmente da adequação dos instrumentos de avaliação ao que se pretende avaliar. Assim, instrumentos de avaliação mal concebidos resultam em informação errada e levam a decisões didático-pedagógicas inadequadas, ao passo que instrumentos de avaliação válidos e fiáveis fornecem a informação relevante e necessária para a melhoria e eficácia dos processos ensino e de aprendizagem. Dado que a formação em avaliação — e em particular a formação em avaliação na disciplina de Filosofia, com a sua especificidade — é bastante menos frequente do que seria necessário, a presente ação de formação visa contribuir para satisfazer tal necessidade.

Aires Almeida é professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa e membro do Centro de Filosofia da mesma universidade. É autor e coautor de vários livros de filosofia, entre os quais “O valor cognitivo da arte”. É o atual coordenador da coleção “Filosofia Aberta” da Gradiva.

Isabel Bernardo é professora na Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem uma pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta. É coautora de um manual escolar. Tem dado formação de professores em didática da filosofia, educação e formação de adultos, bibliotecas escolares, competências digitais, introdução de dispositivos móveis na educação e autonomia e flexibilidade curricular. Dinamizadora do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” do qual faz parte “O aprendiz de investigador” (aprendizinvestigador.pt) .

Sérgio Lagoa licenciou-se em Filosofia em 1995, na Faculdade de Letras do Porto e é professor no ensino secundário. Fez mestrado em Pedagogia do E-Learning, com incidência em identidade digital e avaliação online e mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário sobre metodologias de trabalho colaborativo e ferramentas online na didática da filosofia. Tem como principais interesses a Didática da Filosofia e a Filosofia da Informação e é editor do site “Páginas de Filosofia” .

 

Plano de formação: VEJA AQUI .

Duração e modalidade: 25 horas creditadas em regime de elearning (17 horas síncronas e 8 horas assíncronas).

 

Calendário das sessões síncronas:

Janeiro de 2020

Dias 24 (das 19h30 às 22h00), 25 (das 9h30 às 13h) e 31 de janeiro (das 20h às 22h)

Fevereiro de 2020

Dias 1 (9h30 às 12h30), 7 (20h00 às 22h00) e 8 (9h30 às 13h30)

Preço: 40 euros associados da Apf com quotas em dia; 55 euros não associados.
Plataformas: Zoom – para sessões síncronas; Moodle para sessões assíncronas.

 

Nota 1: o pagamento far-se-á à Apf após confirmação da entrada na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o mail do formando fornecido no ato de inscrição.
Nota 2: associados da ASSP poderão solicitar à mesma o apoio na inscrição (veja aqui) .
Nota 3: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos através de correio eletrónico; do ponto de vista do formando, o acesso às plataformas é muito simples e serão enviadas indicações antes do início da formação.

 

Inscrições ENCERRADAS
Inscreva-se no CFAE Beira Mar

Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo de 15 e um máximo de 25 inscritos), o CFAE enviará por correio eletrónico a ficha do CFAE que deve ser preenchida e validada nos Serviços Administrativos da Escola dos formandos.
A ficha, validada, deve ser enviada para cfaebeiramar@esjcff.pt
O comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt
A não confirmação dentro do prazo estabelecido, após chamada pelo CFAE para a turma, implica anulação da inscrição.
A desistência, após confirmação, implica o pagamento de 50% do valor da inscrição. A desistência após o início da formação, dará lugar a um estorno de apenas 1/3 do valor da inscrição.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.