Share

Descartes e Hume à luz da CVJ | online | março de 2020 [concluída]

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado DESCARTES E HUME LUZ DA TEORIA DO CONHECIMENTO COMO CRENÇA VERDADEIRA E JUSTIFICADA (CCPFC/ACC-104858/19), orientado por Artur Galvão.

 

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

 

A Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia constitui uma das área nucleares da Filosofia, estabelecendo bases que possibilitam desenvolver nos alunos capacidades de identificação, análise e avaliação do conhecimento. Nesse sentido, é fundamental uma lecionação rigorosa, cuidada e atrativa, que possibilite o acesso e a compreensão dos problemas, teorias e argumentos mais importantes da atividade do conhecer de modo a possibilitar uma transição e aplicação prática dos mesmos à realidade quotidiana. Esta ação visa, precisamente, fornecer aos docentes meios, técnicas e conhecimentos que lhes permitam lecionar a unidade epistémica de forma prática, crítica e reflexiva.

Nesta ação far-se-á a aplicação da teoria do conhecimento, enquanto crença verdadeira justificada, às propostas de R. Descartes e D. Hume, que funcionarão como casos de estudo da mesma.

Artur Ilharco Galvão é professor assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Braga). Leciona as unidades curriculares de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem, Lógica Informal e Argumentação e Investigação Orientada 1 e 2. Leciona/ou múltiplas unidades opcionais e seminários em áreas como Filosofia e o Amor, Filosofia no Cinema, Teorias da Racionalidade, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.Tem feito pesquisa no âmbito do pragmatismo e do pensamento tomista, tendo-se especializado no pensamento filosófico de A. MacIntyre e R. Rorty. É membro do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos. É secretário da Revista Portuguesa de Filosofia. Tem organizado e participado em Congressos Internacionais e realizado múltiplas conferências. Tem organizado e orientado múltiplas acções de formação de professores e de profissionais do mundo empresarial. Tem colaborado com conferências e workshops em escolas secundárias de todo o país.

Plano de formação: VEJA AQUI.

Duração e modalidade: 25 horas em regime de elearning (17 horas síncronas e 8 horas assíncronas).

 

Calendário das sessões: março 2020

Sessões síncronas: plataforma Zoom

Sessões assíncronas: plataforma Moodle (com presença confirmada, de acordo com a regras do POCH)

Sessão 1 – Dia 06 de março das 19h30 às 21h30 (sessão síncrona – 2h) + 1h (assíncrona)

Sessão 2 – Dia 07 de março das 09h30 às 13h30 (sessão síncrona – 4h) + 1h (assíncrona)

Sessão 3 – Dia 14 de março das 09h30 às 13h30 (sessão síncrona – 4h) + 1h (assíncrona)

Sessão 4 – Dia 21 de março das 09h30 às 13h30 (sessão síncrona – 4h) + 1h (assíncrona)

Sessão 5 – Dia 28 de março das 09h30 às 12h30 (sessão síncrona – 3h) + 4h (assíncrona)

 

Preço: financiada pelo POCH

Plataformas: Zoom – para sessões síncronas; Moodle para sessões assíncronas.

Nota 1: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos através de correio eletrónico; do ponto de vista do formando, o acesso às plataformas é muito simples e serão enviadas indicações antes do início da formação.

Nota 2: por imposição legal, as formações em modalidade de elearning, com um formador, podem ter, no máximo, 15 formandos.

 

Inscrições (limitadas a 15 formandos)

Inscreva-se no CFAE Beira Mar: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo e máximo de 15 inscritos), o CFAE enviará por correio eletrónico a ficha do CFAE que deve ser preenchida e validada nos Serviços Administrativos da Escola dos formandos.

A ficha, validada, deve ser enviada para cfaebeiramar@esjcff.pt

A não confirmação dentro do prazo estabelecido, após chamada pelo CFAE para a turma, implica anulação da inscrição.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.