Share

A filosofia no ensino secundário | inscrições encerradas

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado A FILOSOFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO SECUNDÁRIO, orientado por Isabel Bernardo, Sérgio Lagoa e Teresa Morais  (CCPFC/ACC-104385/19).

 

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

A Filosofia é determinante no desenvolvimento do aluno como agente transformador de si e do mundo, dotado de uma forte consciência epistémica, ética, política e estética. Para se alcançar este objetivo, a gestão do currículo tem de ser centrada numa aprendizagem pensada face ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e à crescente hibridização dos espaços e tempos de aprendizagem. Além disso, e tendo em conta as orientações do Currículo do Ensino Básico e Secundário, é necessário produzir recursos didáticos que incorporem a avaliação formativa numa lógica de avaliar para aprender. Por fim, ao propor-se uma formação na modalidade de e-learning, pretende-se: abranger docentes em exercício num território mais alargado e familiarizar os docentes com suportes digitais, criando um ambiente de aprendizagem similar ao que pode ser desenvolvido com os alunos.

Isabel Bernardo é professora na Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem uma pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta. É coautora de um manual escolar. Tem dado formação de professores em didática da filosofia, educação e formação de adultos, bibliotecas escolares, competências digitais, introdução de dispositivos móveis na educação e autonomia e flexibilidade curricular. Dinamizadora do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” do qual faz parte “O aprendiz de investigador” (aprendizinvestigador.pt) .

Sérgio Lagoa licenciou-se em Filosofia em 1995, na Faculdade de Letras do Porto e é professor no ensino secundário. Fez mestrado em Pedagogia do E-Learning, com incidência em identidade digital e avaliação online e mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário sobre metodologias de trabalho colaborativo e ferramentas online na didática da filosofia. Tem como principais interesses a Didática da Filosofia e a Filosofia da Informação e é editor do site “Páginas de Filosofia”.

Teresa Morais é professora de Filosofia no Ensino Secundário desde 1986. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta. Formadora de professores desde 1997 nas áreas da Educação Intercultural, Aprendizagem Cooperativa, Avaliação Formativa e Pensamento Crítico. Membro do grupo WebPACT da UTAD e do Laboratório de Pensamento Crítico da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento da UTAD. Áreas de interesse: aprendizagem cooperativa, pensamento crítico, estratégias de promoção das capacidades argumentativas.

 

Plano de formação: VEJA AQUI.

Duração e modalidade: 25 horas em regime de elearning (17 horas síncronas e 8 horas assíncronas).

Calendário das sessões síncronas

Fevereiro

Dia 7, 19h30 às 21h30 (2 h)
Dia 8, 09h30 às 12h30 (3 h)
 

 

14, 19h30 às 21h30 (2 h)
15, 09h30 às 13h30 (4 h)
 

 

21, 20h00 às 22h00 (2 h)
22, 09h30 às 13h30 (4 h)

 

Preço: 45 euros associados da Apf com quotas em dia; 60 euros não associados.

Plataformas: Zoom – para sessões síncronas; Moodle para sessões assíncronas.

Nota 1: o pagamento far-se-á à Apf após confirmação da entrada na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o mail do formando fornecido no ato de inscrição.

Nota 2: associados da ASSP poderão solicitar à mesma o apoio na inscrição (veja aqui).

Nota 3: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos através de correio eletrónico; do ponto de vista do formando, o acesso às plataformas é muito simples e serão enviadas indicações antes do início da formação.

 

Inscrições

Inscreva-se no CFAE Beira Mar: AQUI.

Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo de 17 e um máximo de 25 inscritos), o CFAE enviará por correio eletrónico a ficha do CFAE que deve ser preenchida e validada nos Serviços Administrativos da Escola dos formandos.

A ficha, validada, deve ser enviada para cfaebeiramar@esjcff.pt

O comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt

A não confirmação dentro do prazo estabelecido, após chamada pelo CFAE para a turma, implica anulação da inscrição.

A desistência, após confirmação, implica o pagamento de 50% do valor da inscrição. A desistência após o início da formação, dará lugar a um estorno de apenas 1/3 do valor da inscrição.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.