
Prova 714 2020 | 1.ª fase
Parecer sobre o exame nacional de Filosofia, prova 714, 1.ª fase 2020
No que concerne ao exame nacional de Filosofia de 2020, prova 714, 1.ª fase, a Apf considera que:
1. A prova corresponde aos documentos curriculares em vigor (Programa de Filosofia e Aprendizagens Essenciais), à informação-prova e à informação complementar de maio de 2020.
2. A prova não coloca problemas de correção científica.
3. A extensão e o grau de exigência cognitivo da prova são adequados à faixa etária a que se destina.
4. A dificuldade global da prova é equilibrada.
5. Os suportes utilizados são apropriados àquilo que se pretende avaliar nos itens..
6. Os itens presentes na prova exigem mobilização de processos cognitivos com níveis de complexidade diferenciados, que colocam os alunos em situações-problema que ultrapassam a mera reprodução de conteúdos e implicam a reflexão, análise e interpretação, aplicação ativa dos conhecimentos e argumentação. Neste sentido, a prova mantém-se em linha com as dos anos anteriores.
7. Atendendo a que este ano letivo fica marcado pela emergência da Covid-19, o critério de cotações aplicado na prova (itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e itens cujas respostas obtenham melhor pontuação) não resulta em prejuízo para os alunos, uma vez que procura garantir aos alunos as melhores condições de desempenho e de equidade na realização e na classificação, enquadrando os diferentes modelos de ensino e as contingências a que alunos, professores e escolas estiveram sujeitos.
8. Os itens cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final incidiram em competências e conhecimentos desenvolvidos e consolidados ao longo do percurso escolar ou na informação facultada pelos suportes associados ao item.
9. Os critérios de classificação, apresentados por ora na versão de trabalho, adequam-se aos itens.
A Direção da Apf
Related Posts
Comments are closed.