Share

Porquê aprender? Ciclo temático em parceria com a SCM

Decorreu no dia 9 deste mês a primeira sessão do ciclo “Porquê aprender?”, subordinada ao tema, “Porquê aprender matemática e ciências”.

Liliana Ferreira, professora na Universidade de Coimbra, referiu o estudo da Física como modo essencial de compreender o Universo que nos cerca e no qual estamos inseridos. Referiu a esse propósito os progressos no conhecimento do infinitamente grande ao infinitamente pequeno, como a viagem fascinaste que podemos fazer, ao estudar Física. Desde a superação dos conceitos rígidos de espaço e tempo newtonianos até à revolução da relatividade de Einstein, até à ousada e complexa teoria das cordas ou à perplexidade da matéria escura, o campo exploratório é imenso.

João Gomes justificou a necessidade em estudar Ciências e no caso vertente da Biologia, para preparar os jovens para o exercício do trabalho científico baseado na dúvida metódica relativamente às hipóteses científicas, colocando em causa a força das meras convicções ideológicas ou de outro tipo. Referiu a sua prática pedagógica, ligada ao desenvolvimento de projectos para levantamento e resolução de problemas. Os alunos são levados a desenvolverem em equipa uma metodologia que procura uma a solução para um problema que possa ser testada, validando ou não dada hipótese. Criando, ainda, a noção do que é estar inserido numa comunidade científica.

O Nelson Gomes enfatizou uma dupla dimensão da Matemática. O seu carácter demonstrativo e verdadeiro enquanto sistema racional a priori e a sua presença em tudo, mormente em todas as ciências. No entanto, quanto a mim o aspecto mais interessante foi a dimensão formadora da matemática como propedêutica do pensamento abstrato e, mais interessante, o seu carácter lúdico e estimulante em face da sua harmonia estética. Ou seja, estudar matemática pelo gozo que isso traz.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Partilhe!

Related Posts

Comments are closed.