Share

Conversas sobre o ensino da Filosofia

Conversas sobre o ensino da Filosofia é uma atividade dinamizada conjuntamente pela Associação de Professores de Filosofia e pela Sociedade Portuguesa de Filosofia. Com estas “Conversas” pretende-se ouvir os professores, em particular os que lecionam longe do litoral e dos grandes centros urbanos, sobre o papel da disciplina de Filosofia no Ensino Secundário e sobre as condições de implementação das Aprendizagens Essenciais.

Sendo esta uma “conversa” dirigida, os resultados obtidos, depois de validados com os participantes e devidamente anonimizados, serão agregados e divulgados sob a forma de relatório.

Pretendem a Apf e a SPF aprofundar o conhecimento sobre o ensino da Filosofia em Portugal, conhecimento que possa ser tomado em consideração em discussões com a tutela e em processos de decisão.

 

Conversa 2 | Vila Real

A segunda sessão está prevista para 5 de novembro de 2022, em Vila Real, na UTAD pelas 9h30.

Pretende-se que os participantes sejam professores nas escolas secundárias dos distritos de Bragança e Vila Real.

Privilegiamos a participação presencial, mas estarão criadas condições para que haja contributo de quem apenas possa estar presente por videoconferência.

 

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. O formulário de inscrição será enviado para os professores das escolas do concelho e concelhos próximos.

 

Conversa 1 | Covilhã

A primeira sessão do “Conversas sobre o ensino da Filosofia” decorreu no dia 23 de abril, no Auditório do Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior. Para além da Apf e da SPF, esta primeira “conversa” foi co-organizada e implementada com o Mestrado em Ensino de Filosofia do Ensino Secundário da Universidade da Beira Interior.

Na sessão estiveram presentes professores do ensino secundário dos distritos de Viseu e de Castelo Branco.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.