0
Share

Concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário” 5.ª edição

No Dia Mundial da Filosofia 2018, a Apf – Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança a 5.ª edição do concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”.

Num momento em que se encontra em implementação as “Aprendizagens Essenciais” de Filosofia, no âmbito do Currículo do Ensino Básico e Secundário, retoma-se o estabelecido no Programa de Filosofia 10/11 homologado em 2001. Nos instrumentos e nos critérios de referência para a avaliação sumativa (p.26) é estabelecido que os alunos deverão ser capazes de “compor textos de carácter argumentativo sobre algum tema/problema do programa efetivamente tratado e acerca do qual tenham sido discutidas distintas posições ou teses e os correspondentes argumentos: – formulando com precisão o problema em apreço; – expondo com imparcialidade as teses concorrentes; – confrontando as teses concorrentes entre si;- elaborando uma resposta reflectida à questão ou problema.”

Ainda que sem essa designação, a elaboração de um ensaio filosófico está, desde sempre, inscrita no programa de Filosofia. Exigindo competências com complexidade cognitiva, os alunos são desafiados a discutir um problema filosófico, no que seve ser um constante corolário da aula de Filosofia.

O concurso Ensaio filosófico no ensino secundário dirige-se a todos os alunos do ensino secundário público e privado português e visa:

  • ● promover o interesse pela escrita e reflexão filosóficas;
  • ● realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário;
  • ● consolidar nos alunos competências em literacia da informação;
  • ● divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas do ensino secundário.

Não são definidos temas, pelo que serão admitidos a concurso todos os Ensaios onde sejam discutidos problemas de uma perspetiva filosófica e nos quais sejam mobilizados conhecimentos filosóficos.

Apenas será admitido a concurso um Ensaio por Agrupamento/Escola Secundária, pelo que cada Escola deverá organizar-se no sentido de selecionar o trabalho que considere ser o mais adequado. Os Ensaios poderão ser elaborados individualmente ou por grupos de até três alunos.

Todos os Ensaios submetidos a concurso devem ter, pelo menos, um professor orientador, devidamente identificado.

A inscrição no Concurso faz-se através do envio de um Ensaio por Agrupamento/Escola Secundária, em formato digital Pdf, até dia 1 de junho de 2019 para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com.

Para mais informações, consulte o regulamento do concurso AQUI.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts