Páginas Institucionais

PÁGINAS INSTITUCIONAIS

Departamentos, Institutos, Academias, Associações, Organizações Internacionais e Outras… regionais e globais.

Um site que coloca o público em geral com especialistas em filosofia. O público coloca as questões, os filósofos respondem.

Associação de âmbito educacional, científica e sociocultural que tem a missão de promover os estudos, a investigação e a formação nas áreas da ética e da filosofia. Desenvolve atividades para a sociedade civil (empresas e organizações) e essencialmente para escolas (docentes, alunos e E.E.).

Sociedade científica que tem por objeto de estudo os grandes filósofos do movimento fenomenológico, assim como os teóricos que aplicam métodos ou conceitos fenomenológicos em áreas como a psicologia, a psicanálise, a sociologia ou, mais recentemente, as chamadas cognitive sciences.

O CFCUL tem por missão o desenvolvimento de uma compreensão alargada da Ciência tendo em conta as duas grandes tradições da Filosofia da Ciência contemporânea.

Dedicado à investigação filosófica, este centro desdobra-se em áreas especializadas: filosofia antiga, filosofia em Portugal, fenomenologia, filosofia dos valores e da ação e filosofia da linguagem, da mente e da cognição.

Dinamizada a partir da Universidade da Beira Interior e outras instituições associadas, esta biblioteca digital congrega textos originais e traduzidos de filosofia e cultura em geral, cujo acesso, em pdf, está aberto.

Associação sem fins lucrativos que tem por missão o progresso dos estudos filosóficos.

Organização que tem por objetivo contribuir a promoção e divulgação em Portugal da investigação filosófica desenvolvida na tradição analítica, e para melhorar a integração da comunidade portuguesa na comunidade filosófica internacional.

Página da secção editorial do MIT. Permite as pesquisas por áreas disciplinares, nomeadamente da Filosofia.

Grupo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa centrado em investigação de História da Filosofia

Grupo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa que investiga os problemas filosóficos que se colocam nas áreas da linguagem, mente e cognição seguindo a linha da filosofia analítica.

Grupo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa com foco na Ética, Filosofia Política, Filosofia do Ambiente, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia da Religião e Filosofia do Direito.

O Instituto de Estudos Filosóficos é uma Unidade de Investigação & Desenvolvimento que acolhe investigadores de Filosofia doutorados, e apoia a formação e a iniciação dos jovens investigadores e dá expressão e divulgação institucionais à investigação filosófica de topo.

labcom-ifp-logo

O LabCom.IFP é uma unidade de investigação na área da Comunicação, Filosofia e Humanidades da Faculdade de Letras da Universidade da Beira Interior. Possui três grupos de investigação (Comunicação e Media, Filosofia Prática e Artes e Humanidades), cujo trabalho interdisciplinar se centra nos temas: Informação, media e sociedade, ética e política e cultura e novas humanidades.

O CEFi - Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas - é uma unidade de investigação de âmbito nacional, com sede em Lisboa e um núcleo no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

A American Philosophical Association tem como missão promover a profissão de filósofo e o valor da investigação filosófica.

A Crítica é uma publicação dedicada à filosofia, fundada em 1997 por Desidério Murcho. Recebe cerca de 100 mil leitores por mês.

Com versões em inglês e em francês o Institut de Pratiques Philosophiques divulga a obra de óscar Brenifier e disponibiliza gratuitamente diferentes materiais.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS