Share

Ousa Pensar! Edição 2024

Ciclo de conferências para as escolas

 

Saber pensar e, mais particularmente, fazê-lo de um ponto de vista crítico, é uma exigência constante, mas que parece agudizar-se à medida que a realidade nos interpela de modo cada vez mais desafiante.

Ainda que, como defendem alguns autores, pensar criticamente possa ter uma origem natural, nem o exercício deste, de um ponto de vista mais geral, nem o exercício de um pensamento filosófico, de um ponto de vista mais restrito, são naturais.

A disciplina de Filosofia, no ensino secundário, tem um papel fundamental no desenvolvimento de capacidades e disposições de pensamento crítico e pensamento filosófico, levando os alunos a Ousar Pensar.

As sessões que se propõem visam ser mais uma interpelação para os alunos ousarem pensar a partir das intervenções que lhe são propostas.

 

SESSÕES

Temas, calendário e acesso à inscrição a disponibilizar até ao início de outubro.

 

DINAMIZADORES

António Paulo Costa

Artur Ilharco Galvão

David Erlich

João Rebalde

Leonor Torres

Luís Veríssimo

Tomás Magalhães Carneiro

 

António Paulo Costa

é professor no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo (Coimbra). É licenciado em Filosofia – Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desempenhou funções no Gabinete de Avaliação Educacional e no IAVE, I.P. e foi formador de professores acreditado pelo CCPFC nas áreas da Didática e da Avaliação das Aprendizagens em Filosofia. É ex-membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Filosofia e co-fundador do Centro para o Ensino da Filosofia da SPF. Nos últimos anos teve funções de tutoria junto de alunos refugiados sírios e sudaneses. Anima o blogue «A última guerra nos Balcãs» (https://aultimaguerranosbalcasblog.wordpress.com/) e um grupo no Facebook com o mesmo nome.

 

Artur Ilharco Galvão

é docente na Faculdade de Filosofia e Ciência Sociais, da Universidade Católica Portuguesa – Braga. Integra a direção da Revista Portuguesa de Filosofia e, entre outras, leciona as unidades curriculares de Epistemologia, Filosofia da Ciência e Filosofia da Linguagem.

 

David Erlich

Licenciado em Ciência Política com minor em Filosofia, Mestre em Filosofia e Mestre em Ensino de Filosofia, com menção no Quadro de Mérito da NOVA FCSH, instituição em que cursa o Doutoramento em Filosofia. Antes de iniciar a carreira docente em 2017, estando ao serviço do Ministério da Educação desde 2019, em acumulação com uma escola do setor particular, trabalhou seis anos no setor da animação socioeducativa em contexto escolar. Participou em diversas publicações e encontros sobre Filosofia e Educação, nomeadamente a conferência académica “Wonder, Education and Human Flourishing”, na Universidade Livre de Amesterdão. Mantém o canal de YouTube “A Tua Filosofia”.

 

João Rebalde

Investigador do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e investigador responsável do projeto “Será que Deus conhece os contingentes? A origem da doutrina da ciência média no século XVI”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A sua atividade de investigação centra-se nas áreas da Filosofia Antiga, da Filosofia Medieval e do início da modernidade, da Ética, da Filosofia da Natureza e da Filosofia da Tecnologia. No âmbito destas áreas tem apresentado numerosas conferências e é autor de várias publicações.

 

Leonor Torres

A disponibilizar oportunamente.

 

Luís Veríssimo é doutorado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Publicou artigos de Filosofia em revistas internacionais de especialidade. É autor de manuais escolares do Ensino Secundário das disciplinas de Filosofia e Psicologia, bem como de materiais didáticos. Leciona cursos de formação em Lógica, Ética, Metafísica e Filosofia da Religião.

 

Tomás Magalhães Carneiro nasceu em Évora em 1977, mas vive no Porto desde 1978. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professor de Filosofia com Crianças, formador nas áreas do Pensamento Crítico e do Diálogo em Aula e é um dos fundadores do Clube Filosófico do Porto onde modera sessões de Café Filosófico e outros eventos dedicados à divulgação da Filosofia na Cidade. Na Academia do Diálogo leciona os cursos de “Pensamento Crítico e Argumentação”, de “Filosofia com Crianças” e é moderador de vários diálogos filosóficos.

 

SESSÕES E INSCRIÇÃO DAS ESCOLAS

Sessões

Com uma hora de duração, e cerca de 15 minutos para debate, as sessões decorrem por videoconferência na plataforma Zoom.

Presença de até 10 escolas por sessão em simultâneo. Cada escola definirá a organização interna, podendo ser possíveis até 8 acessos por cada escola.

 

Organização e inscrição

As escolas serão informadas da efetivação da reserva após 30 de novembro de 2023. Poderão ser aceites novas inscrições após essa data, em função do número de reservas efetivadas.

Toda a logística inerente à articulação com os palestrantes, e respetivos honorários, a abertura da sessão na Zoom e envio do link para acesso à sessão é da responsabilidade da Apf.

A escola assegura a logística local, nomeadamente a ligação à Internet, a qualidade do som em sala e a forma de fazer chegar as questões aos palestrantes. Poder-se-á utilizar o chat da Zoom.

Inscrições até 30 de novembro de 2023

Acesso para as inscrições a disponibilizar em outubro de 2023.

Related Posts

Comments are closed.