Filosofia para Crianças e Jovens

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

O ensino da Filosofia para crianças tem como função estimular desde cedo as habilidades cognitivas e de argumentação dos alunos.

Projeto desenvolvido nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres que resulta da colaboração entre os professores do 1º ciclo e a professora de Filosofia Sara Raposo. Alguns materiais e atividades realizadas nas aulas encontram-se disponíveis na página do Facebook:

Filosofia para crianças: "A discutir é que a gente se entende"

Com muitos materiais e atividades, a Teaching Children Philosophy ganhou em 2011 o prémio APA/PDC pela excelência e inivação em educação e em 2103 o Merrit Prize por Serviços à Filosofia e à Educação.

O Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC) é parte da Universidade de Montclair, EUA.

Filosofia para Crianças é uma página dinamizada pela Creighton University, Department of Philosophy, Califórnia. Na págins estão disponibilizados recursos e indicações de atividades.

Fundado em 1996, o Centro Universitário de Filosofia para Crianças é afiliado da Universidade de Washington, e tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico e autónomo em crianças. A págins disponibiliza dezenas de exemplos de exercícios.

O Centro de Filosofía para Niños é uma associação sem fins lucrativos que se propõe contibuir para o paerfeiçoamento da educação, colocando especial ênfase na capaciade de pensamento autónomo.

Filonenos. Centro de Filosofia do Principado das Astúrias.

Os Projectos JOVENS FILÓSOFOS, FILÓSOFOS A BRINCAR e GOSTAR DE PENSAR são desenvolvidos por Tomás Magalhães Carneiro, professor de Filosofia com Crianças e fundador do Clube Filosófico do Porto.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS