0
Share

Aprendizagens essenciais na disciplina de Filosofia 10/11

Aprendizagens essenciais na disciplina de Filosofia 10/11

Em abril de 2016, o Ministério da Educação, com a Conferência “Currículo para o século XXI”,  deu início a um processo de reflexão sobre o currículo. Para esta conferência, foram convidadas as associações de professores, tendo-lhes sido solicitado que elencassem os contributos mais relevantes das respetivas disciplinas para a formação do aluno em escolaridade obrigatória.

Em outubro de 2016, as associações de professores foram chamados a analisar os Programas em vigor e demais documentos curriculares no sentido de identificarem as “Aprendizagens Essenciais”, ou seja, na definição apresentada, o  conjunto comum de conhecimentos, capacidades e atitudes que todos os alunos têm obrigatoriamente que adquirir e desenvolver em cada área disciplinar ou disciplina, constituindo-se como orientação curricular de base, para efeitos de planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Após a elaboração de uma primeira proposta de trabalho produzida com base em pareceres recolhidos junto de professores do ensino secundário e do ensino superior, representantes de diferentes instituições e de diferentes perspetivas do ensino da Filosofia, a Apf e a SPF trabalharam em conjunto na elaboração das sucessivas versões que foram apresentadas à DGE.

Ler mais aqui.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts