APF

A Apf, origens e sentido

         A Apf, Associação de Professores de Filosofia, foi fundada em 1987, por um conjunto de professores de Filosofia, muitos deles, à época, da zona centro, em especial de Coimbra, pelo que a sua sede foi fixada nesta cidade. Com associados à escala nacional, a Apf, como outras congéneres, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos.

Uma vocação formadora

         Apesar de ser uma associação de professores, o seu âmbito situa-se para além das preocupações meramente corporativas, sendo a formação de professores um dos núcleos centrais da sua atuação. Essa vocação formadora objetiva-se por iniciativas que vão desde a oferta de um plano de cursos de formação creditada, passando por colóquios, congressos, conferências, sempre com o sentido de proporcionar aos professores, e ao público em geral, a oportunidade de enriquecimento da sua formação filosófica e didática. Contudo, o âmbito da Associação não se restringe aos assuntos didáticos e científicos para especialistas. A Apf tem aberto a reflexão filosófica ao público em geral, na forma de temas apelativos como as questões de género, as neurociências e o urbanismo, entre outros. Para além disso, o seu plano de formação inclui, com alguma frequência, formação que está acreditada para outros grupos de recrutamento.

Parcerias institucionais

          Institucionalmente, a Apf tem vindo a desenvolver uma importante atividade de representação dos seus associados, e de alguma maneira da comunidade filosófica, junto da tutela. Para além da emissão regular de pareceres sobre legislação relativa à educação em geral, e à profissão docente em particular, a colaboração com a Direção-Geral da Educação tem sido regular no âmbito da elaboração dos programas das várias disciplinas do nível secundário de educação que são lecionadas pelos professores de filosofia, e, desde 2016, da elaboração e revisão das aprendizagens essenciais dessas mesmas disciplinas.

         A Apf integra os Conselhos Científico e Geral do IAVE, IP.

         Ao longo da sua história, a Apf tem estabelecido parcerias, algumas sob a forma de protocolos, com múltiplas entidades, tais como o Sindicato dos Professores da Região Centro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Alliance Française, a Embaixada de Espanha, o Centro de Formação do Calhabé, o Centro de Formação Beira Mar, a Liga dos Amigos de Conímbriga, o Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Departamento de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, o jornal PÚBLICO e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

         A Apf tem ainda um sócio honorário, a Fundação Eng.º António de Almeida.

Corpos sociais

João Carlos Lopes

Mesa da Assembleia Geral | Presidente

Maria de Lurdes Oliveira

Mesa da Assembleia Geral | Vogal

Paulo Alberto Carregã

Mesa da Assembleia Geral | Vogal

Fernando Trindade

Conselho Fiscal | Presidente

Cátia Freitas

Conselho Fiscal | Vogal

Maria José Pessoa

Conselho Fiscal | Vogal

Isabel Bernardo

Direção | Presidente

Sérgio Lagoa

Direção | Vice-Presidente

Catarina Vale

Direção | Tesouraria

Cláudia Viana

Direção | Vogal

Ana Antunes

Direção | Vogal

Silvia Dias

Direção | Vogal

Teresa Morais

Direção | Vogal