Share

Flexibilidade e inclusão: será esse o caminho? [adiada para 2020/2021]

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado FLEXIBILIDADE E INCLUSÃO: SERÁ ESSE O CAMINHO?, orientado por Rómulo Neves ( CCPFC/ACC-105519/19).

FORMAÇÃO PARA TODOS OS GRUPOS DE RECRUTAMENTO.

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, “estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (n.º 1 do artigo 1.º).

A concretização de uma política educativa que garanta a igualdade de oportunidades e promova o sucesso educativo torna-se fundamental em todo este processo. O reconhecimento de uma escola inclusiva implica a cooperação, de forma complementar, dos recursos da comunidade. Juntos podemos fazer mais por cada um dos nossos alunos para maximizar a sua aprendizagem na vida escolar ( Pereira, et al 2018) .

Com base nestes pressupostos teóricos faz sentido criar um espaço de debate, reflexão e partilha, cujo enfoque se centra na prática pedagógica em contexto de sala de aula. Pretendemos abordar as questões legais inerentes a este processo, destacando o Perfil do Aluno; o DL 54/2018; o DL 55/2018 e as Aprendizagens Essenciais para que possamos chegar a um entendimento sobre a flexibilidade a seguir no processo de ensino-aprendizagem. Será ainda oportuno refletir sobre a avaliação e as medidas universais destinadas a apoiar qualquer aluno.

 

Plano de formação [

CCPFC/ACC-105519/19]: VEJA AQUI.

 

Duração e modalidade: 25 horas em regime presencial

Calendário das sessões: a estabelecer em breve.

 

Preço: formação financiada pelo POPH

 

Nota 1: o pagamento far-se-á à Apf após confirmação da entrada na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o mail do formando fornecido no ato de inscrição.

Nota 2: associados da ASSP poderão solicitar à mesma o apoio na inscrição (veja aqui).

Inscrições

Inscreva-se no CFAE Beira Mar: formulário de inscrição a disponibilizar após a calendarização da ação.

Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo de 15 e o número máximo de 25 inscritos), o CFAE enviará por correio eletrónico a ficha do CFAE que deve ser preenchida e validada nos Serviços Administrativos da Escola dos formandos.

A ficha, validada, deve ser enviada para cfaebeiramar@esjcff.pt

O comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt

A não confirmação dentro do prazo estabelecido, após chamada pelo CFAE para a turma, implica anulação da inscrição.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.