
ENSINAR A PENSAR CRITICAMENTE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NUM MUNDO DIGITAL
A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação Ensinar a pensar criticamente na disciplina de Filosofia num mundo digital (CCPFC/ACC – 135998/25), orientado por Isabel Bernardo, Sérgio Lagoa e Teresa Morais.
Formação para o grupo de recrutamento 410 (Filosofia).
Duração e modalidade: 35 horas em formato não presencial (22 horas síncronas e 13 horas assíncronas).
Sessões síncronas por videoconferência através da plataforma Zoom. Sessões assíncronas na LMS Moodle.
O acesso às plataformas Zoom e Moodle será fornecido aos formandos até ao dia/hora do início da formação, através do endereço de correio eletrónico indicado no ato de inscrição. Se não receber mensagem eletrónica com o link de acesso, verifique primeiro na caixa de Spam ou contacte a Apf. Ao inscrever-se na plataforma Moodle fornecerá o seu nome e endereço eletrónico. Estas informações serão eliminadas da plataforma após a conclusão do curso e armazenadas em caso de necessidade de contacto com o formando no âmbito da ação decorrida.
Isabel Bernardo é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Doutorada em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro, com investigação em Didática da Filosofia com integração de pensamento crítico e tecnologias digitais. Tem uma pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta. Professora do ensino secundário e professora bibliotecária. É coautora de um manual escolar e autora de diversos artigos em didática da Filosofia. Tem dado formação de professores em didática da filosofia, educação e formação de adultos, bibliotecas escolares, competências digitais e autonomia e flexibilidade curricular. Dinamizadora do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” do qual faz parte “O aprendiz de investigador” (aprendizinvestigador.pt). Participa no OE4BW (Open Education for a Better World) da UNESCO desde 2024, primeiro como mentora e presentemente como membro de uma equipa que está a criar recursos para o ensino das STEM com Inteligência Artificial. Participou como criadora, e depois como mentora, no ASEF Classroom Network de 2023 e de 2024, subordinados à relação entre Inteligência Artificial e Educação.
Sérgio Lagoa é licenciado em Filosofia, em 1995, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Pedagogia do E-Learning, com incidência em identidade digital e avaliação online, e Mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário sobre metodologias de trabalho colaborativo e ferramentas online na Didática da Filosofia. Professor no ensino secundário. Tem como principal interesse a Didática da Filosofia e é editor do site “Páginas de Filosofia”.
Teresa Morais é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta. Professora de Filosofia no Ensino Secundário desde 1986. Formadora de professores desde 1997 nas áreas da Educação Intercultural, Aprendizagem Cooperativa, Avaliação Formativa e Pensamento Crítico. Membro do grupo WebPACT da UTAD e do Laboratório de Pensamento Crítico da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento da UTAD. Tem publicações sobre aprendizagem cooperativa, pensamento crítico e estratégias de promoção das capacidades argumentativas.
Aceda ao AN2 AQUI.
Sumário
A) Enquadramento (4h síncronas)
1. O que significa, na Didática da Filosofia, problematizar, concetualizar e argumentar?
2. Como integrar, a partir do Perfil dos alunos, capacidades e disposições de pensamento crítico?
3. O que significa a hibridização do ensino e aprendizagem da Filosofia num contexto de entrada da IA na educação?
B) Experimentação (4h + 4h + 4h síncronas)
Atividades de problematização suportadas em recursos digitais.
Da questão ao problema. Do conceito ao problema. Da realidade empírica ao questionamento filosófico.
Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem para atividades de problematização com integração de PC.
Atividades de concetualização, com organizadores gráficos suportados em recursos digitais.
Definição de conceitos, mapas concetuais e mapas mentais.
Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem para atividades de concetualização com integração de capacidades de PC.
Atividades de argumentação suportadas em recursos digitais
Técnicas e modelos de argumentação. Mapas de argumentos.
Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem para atividades de argumentação com integração de capacidades de PC.
C) Criação (3 horas síncronas + 13 horas assíncronas)
Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem com integração de competências filosóficas e PC, assentes em metodologias ativas e recursos digitais e que permitam a reflexão sobre o uso educativo, social e político desses recursos.
D) Discussão (3h síncronas)
Apresentação e discussão de sequências de ensino e aprendizagem elaboradas pelos formandos.
1. O que significa, na Didática da Filosofia, problematizar, concetualizar e argumentar?
2. Como integrar, a partir do Perfil dos alunos, competências e capacidades transversais, nas competências específicas da disciplina de Filosofia?
3. Qual a relevância e a possibilidade da hibridização do ensino e aprendizagem da Filosofia?
B) Criação
1. Atividades de concetualização, com organizadores gráficos suportados em recursos digitais.
1.1. Definição de conceitos, mapas concetuais, mapas mentais e elaboração de glossários.
1.2. Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem para atividades de concetualização com integração de capacidades de pensamento crítico.
2. Atividades de problematização suportadas em recursos digitais.
2.1. Da questão ao problema. Do conceito ao problema. Da realidade empírica ao questionamento filosófico.
2.2. Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem para atividades de problematização com integração de competências em literacia mediática.
3. Atividades de argumentação suportadas em recursos digitais
3.1. Técnicas e modelos de argumentação. Mapas de argumentos.
3.2. Elaboração de sequências de ensino e aprendizagem para atividades de argumentação com integração de capacidades de pensamento crítico e competências de literacia mediática.
C) Discussão
Apresentação e discussão de sequências de ensino e aprendizagem, a elaborar pelos formandos, com integração das competências filosóficas e de competências e capacidades transversais em literacia mediática e pensamento crítico.
Calendário
março, abril e maio 2026 (sábados)
07.03.2026 – 09:00-13:00
14.03.2026 – 09:00-13:00
21.03.2026 – 09:00-13:00
18.04.2026 – 09:00-13:00
02.05.2026 – 09:30-12:30
09.05.2026 – 09:30-12:30
Preçário:
Associados da Apf com quotas em dia: 80€.
Não Associados: 100€.
Inscrições no CFAE Beira Mar AQUI.
Notas à inscrição
Nota 1 – Formação creditada apenas disponível para professores do sistema de ensino não superior português, com exercício de funções confirmável por uma escola pública ou privada.
Nota 2 – As inscrições na formação acreditada são feitas na plataforma do CFAE parceiro.A inscrição não significa integração na turma. A turma é constituída pela Apf, segundo a ordem da data e hora da inscrição. A Apf contacta diretamente os inscritos através do endereço eletrónico disponibilizado no ato da inscrição. Verifique com cuidado se o mesmo não tem erros.
Nota 3 – Ao inscrever-se junto do CFAE parceiro está a fornecer dados que serão partilhados com a Apf. A Apf usará dados relativos ao seu nome, NIF, número de telefone e endereço eletrónico para o cumprimento da obrigação legal de emissão e envio do recibo de pagamento e eventual comunicação necessária durante o período de constituição da turma e de realização da formação.
Nota 4 – Após a inscrição numa ação, esteja atento à sua caixa de correio eletrónico. Durante o procedimento de constituição das turmas, serão considerados desistentes os notificados que, dentro do prazo estabelecido, não confirmarem a inscrição através do pagamento ou de resposta expressa à Apf.
Nota 5 – O pagamento deve ser realizado à Apf durante o processo de constituição da turma de formação. As indicações de como proceder são enviadas para o endereço eletrónico do formando fornecido no ato de inscrição. O comprovativo de pagamento deve ser enviado em resposta com a indicação expressa, no assunto, do nome do formando e do nome da ação de formação.
Nota 6 – A Apf, dado o seu estatuto jurídico, não emite faturas, pelo que o carregamento dessa informação não surge no Portal das Finanças. Contudo, efetua a emissão de recibos para efeitos de comprovação de valores recebidos, com envio para o endereço eletrónico utilizado para envio do comprovativo de pagamento da inscrição. Pelo exposto, caberá ao interessado a inserção dessa informação no referido Portal.
Nota 7 – Após o pagamento, as desistências devem ser declaradas antes da abertura da turma. A desistência após a inserção na turma implicará o estorno de metade do valor da inscrição. Desistência na primeira ou segunda sessão, inclusive, implicará um estorno de um terço do valor da inscrição. As desistências ao longo da formação devem ser formalmente comunicadas ao formador e ao CFAE parceiro.
Nota 8 – O certificado de formação será emitido pelo CFAE parceiro, após a conclusão do processo de avaliação. No caso do CFAE Beira Mar estará acessível, uma vez emitido, no menu ‘Histórico’, na área de ‘Formando’ da Conta de docente, na plataforma deste CFAE.

NOTÍCIAS
Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.
VER NOTÍCIAS
EVENTOS
Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.
CONHEÇA OS EVENTOS
RECURSOS
A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.
VER RECURSOSRelated Posts
Comments are closed.