Share

O problema do livre arbítrio no programa de filosofia do ensino secundário

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação acreditado O problema do livre arbítrio no programa de filosofia do ensino secundário (CCPFC/ACC- 112200/21), dinamizado por Luís Veríssimo.

 

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410 (Filosofia).

 

Duração e modalidade: 25 horas em formato e-learning (25 horas síncronas).

Plataformas: Zoom – sessões síncronas. LMS Moodle – apoio a distância.

Sessões síncronas destinadas a aproximar os formandos da discussão contemporânea em torno de um dos problemas centrais da filosofia: o problema do livre-arbítrio, promovendo o contacto com textos de referência da discussão neste domínio.

 

Luís Veríssimo é doutorando em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Publicou artigos de Filosofia em revistas internacionais de especialidade. É autor de manuais escolares do Ensino Secundário das disciplinas de Filosofia e Psicologia, bem como de materiais didáticos. Leciona cursos de formação em Lógica, Ética, Metafísica e Filosofia da Religião. Formador do Curso de Introdução à Metaética Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

Aceda ao AN2 (plano de formação acreditado) AQUI.

Sumário (veja o plano completo no AN2)

 

Breve retrospetiva da discussão do problema do livre-arbítrio. Explicitação da relação entre o problema do livre-arbítrio e o princípio das possibilidades alternativas.Leitura de textos de Peter van Inwagen. Formulação explícita do “Argumento da Consequência”. Articulação do argumento da consequência com as diferentes perspetivas sobre o problema do livre-arbítrio.

Caracterização da resposta ao “Argumento da Consequência” baseada na análise condicional do princípio das possibilidades alternativas e respetiva análise.Apresentação e discussão os casos de Frankfurt. Avaliação crítica das diferentes perspetivas em confronto.

Breve introdução à lógica modal.

Formulação explícita da versão modal do “Argumento da Consequência” e respetiva discussão crítica.

Objeção dos mundos sem passado.

O compatibilismo de milagres locais, de David Lewis.

 

Calendário:

janeiro e fevereiro (sexta-feira e sábado)

07.01.2023 – 9:30-12:30

13.01.2023 – 18:00-20:00 | 14.01.2023 – 09:30-12:30

20.01.2023 – 18:00-20:00 | 21.01.2023 – 09:30-12:30

27.01.2023 – 18:00-20:00 | 28.01.2023 – 09:30-12:30

03.02.2023 – 18:00-20:00 | 04.02.2023 – 09:30-12:30

10.02.2023 – 18:00-20:00

 

Condições de abertura

Número mínimo e máximo de 15 formandos (imposição do número máximo de 15 formandos pelo regulamento da formação contínua para formações totalmente a distância com apenas um formador).

 

Inscrições no CFAE Beira Mar AQUI

A inscrição no formulário não implica a integração na turma.

Na plataforma do CFAE Beira Mar, as inscrições serão abertas quando houver cronograma (a disponibilizar em setembro de 2022).

 

 

Preçário

Associados da Apf com quotas em dia, 65€.

Não associados, 85€.

 

Notas à inscrição:

Nota 1: formação disponível apenas para professores do sistema de ensino português, com exercício de funções confirmável por uma escola pública ou privada.

Nota 2: o pagamento será feito à Apf após confirmação da entrada do formando na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o email do formando fornecido no ato de inscrição; o comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt com a indicação expressa, no assunto, do nome do formando e do nome da ação de formação.

Nota 3: associados da ASSP poderão solicitar a esta associação parte do retorno da inscrição, conforme estabelecido em https://assp.pt/pt/beneficios

Nota 4: após confirmada a presença na turma, o CFAE Beira Mar enviará por correio eletrónico a ficha de inscrição que deve ser preenchida, validada pela escola e devolvida ao para https://cfaebeiramar.esjcff.pt/

Nota 5: o acesso às plataformas será fornecido aos formandos, até ao dia / hora do início da formação, através do endereço de correio eletrónico indicado no ato de inscrição. Se não receber mensagem eletrónica com o link de acesso, verifique na caixa de spam ou contacte a APF.

Nota 6: ao preencher o formulário de inscrição está a fornecer os seus dados pessoais ao CFAE no qual se inscreve, sendo esta entidade a responsável pelo tratamento dos dados. A Apf irá recolher e tratar o seu nome, NIF e endereço eletrónico. Estes dados terão como finalidade única para a Apf o cumprimento da obrigação legal de emissão e envio do recibo de pagamento e eventual comunicação necessária durante o período de constituição da turma.

Nota 7: ao inscrever-se na plataforma Moodle fornecerá o seu nome e endereço eletrónico. Estas informações serão eliminadas da plataforma após a conclusão do curso.

Nota 8: as desistências devem ser declaradas antes da abertura da turma. Desistência após a inserção na turma implicará o pagamento de metade do valor da inscrição. Desistência na primeira ou segunda sessão, inclusive, implicará um estorno de um terço do valor da inscrição. Desistências ao longo da formação devem ser formalmente comunicadas ao formador e ao CFAE Beira Mar.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.