O disposto no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho obriga a uma reconfiguração das práticas de avaliação das aprendizagens. Nessa medida, as escolas estão a tomar decisões para a redefinição e operacionalização de critérios de avaliação destinados à implementação de uma conceção pedagógica da aprendizagem.
Neste contexto, a Associação de Professores de Filosofia (Apf) leva a efeito o seminário / debate Avaliação na aula de Filosofia face aos novos desafios de uma avaliação para as aprendizagens, por videoconferência.
Este evento pretende suscitar a discussão a partir da partilha das práticas de avaliação que estão agora a ser implementadas e seu impacto na aula de Filosofia do 10.º e 11.º anos de escolaridade.
O debate será aberto a todos os participantes que se inscreverem, após a intervenção de alguns professores de Filosofia que irão apresentar práticas e percursos desenvolvidos nas respetivas escolas. No final do debate, duas especialistas em currículo e avaliação farão um balanço reflexivo do discutido, a partir de dois eixos de análise: avaliação e currículo e a dimensão ética da avaliação.
A informação recolhida será a base para a elaboração de um documento de princípios que possa vir a auxiliar os professores de Filosofia na reflexão e a tomada de decisões futuras no que respeita à avaliação interna na disciplina de Filosofia.
Cronograma: dia 9 de julho de 2022, das 9h15 às 13h00
Duração e formato: 3h em videoconferência na plataforma Zoom (o link de acesso será enviado até ao final do dia 8 de julho)
Acreditação: Formação de Curta Duração, a acreditar pelo CFAE Beira Mar
Inscrição: 10 euros
Tópicos:
Intervenientes
Notas à inscrição: