A avaliação externa em Filosofia [inscrições encerradas]
A avaliação externa em Filosofia
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
As provas de avaliação externa, em particular os exames nacionais do ensino secundário, estão sujeitos a um intenso escrutínio público, nomeadamente nos meios de comunicação social, que publicam as provas, comentários sobre as provas e tratam os resultados para produzir rankings.
O exame de Filosofia não é exceção e é, por alguns, tomado como exemplo para se efetuarem inferências sobre o papel e a importância das humanidades no ensino secundário.
Apesar de serem públicos documentos tais como a Carta de Solicitação do Ministério da Educação ao IAVE e as informações-prova, gerais e específicas de cada disciplina, artigos de opinião publicados na imprensa relevam, com alguma frequência, desconhecimento da existência destes documentos, nomeadamente dos fundamentos técnicos neles presentes e com as quais o IAVE justifica decisões relativas à estrutura das provas, entre outras.
Por outro lado, o IAVE também devolve informação às escolas sobre os resultados por item e tipologia de item, dados que são relevantes para se compreender decisões técnicas que surgem nos anos letivos seguintes.
O acesso a esta informação pelos professores de Filosofia poderá permitir uma reflexão mais fundamentada sobre a relação entre as práticas de ensino e aprendizagem, a avaliação interna e a avaliação externa. Reflexão que não deve estar submetida à lógica de subordinação das práticas internas à avaliação externa, mas de consonância, tendo em consideração que ambas estão subordinadas às Aprendizagens Essenciais e ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Duração: 3h
Modalidade: Formação de Curta Duração, acreditada pelo CFAE Beira Mar
TURMA 1 | Dia 16 de janeiro de 2021, das 9h30 às 12h30 (GRUPO COMPLETO)
TURMA 2 | Dia 23 de janeiro de 2021, das 9h30 às 12h30
Formadora: Paula Simões
Atual Diretora dos Serviços de Avaliação Externa do IAVE, colabora com este instituto público desde 2011 na assessoria técnico-pedagógica. Entre 2009 e 2011, participou em projetos institucionais como investigadora auxiliar (“Ensino Bilingue”) ou como coautora (Metas de aprendizagem para línguas estrangeiras) e de 2013 a 2016 foi gestora do Projeto “Cambridge English for Schools Portugal”, no IAVE, na formação de formadores e classificadores e acompanhando o processo de classificação. Formadora certificada em 3 áreas e domínios (Didáticas Específicas do Inglês e do Alemão, Avaliação e Investigação-ação), foi orientadora de estágio nas variantes de Português-Inglês e Inglês-Alemão e team-leader (formadora de professores classificadores) do teste Preliminary for Schools, em 2015. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante Inglês – Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UL), em 1986, e Mestre em Ciências da Educação (na especialidade de Avaliação em Educação) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma universidade, em 2006.
Tópicos da formação:
1. O processo de elaboração de provas de avaliação externa.
2. Decisões técnicas subjacentes à elaboração das provas.
3. Análise dos resultados de 2020.
4. Tipologia de itens de avaliação e complexidade das provas.
5. Discussão.
NOTÍCIAS
Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.
VER NOTÍCIASEVENTOS
Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.
CONHEÇA OS EVENTOSRECURSOS
A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.
VER RECURSOSRelated Posts
Comments are closed.