Share

35.º Encontro de Filosofia | Filosofia e responsabilidade epistémica

Subordinado ao tema Filosofia e responsabilidade epistémica, o 35.º Encontro realizar-se-á no dia 20 de fevereiro de 2021, em Coimbra, em local ainda em confirmação.

Num momento em que se assiste à disseminação deliberada de desinformação, onde se exige certeza ao conhecimento científico, mas, ao mesmo tempo, se relativiza o papel do perito e o papel do conhecimento, importa refletir sobre as questões do método, do erro e da verdade e do impacto social e político da disseminação do conhecimento.

É neste âmbito que se propõe à discussão o papel da Filosofia na reflexão crítica sobre “responsabilidade epistémica”.

À semelhança das edições anteriores, será solicitada acreditação do Encontro como Ação de Formação de Curta Duração (AFCD).

 

PROGRAMA

09h00 Receção dos participantes

09h30 Boas-vindas

09h45 Conferência de abertura

Nome em confirmação

10h45 Conferência e debate

           Nome em confirmação

11h30 Intervalo

12h00 Conferência e debate

           André Barata Nascimento, Universidade da Beira Interior

           Título em definição

12h45 Almoço livre

14h30 Conferência e debate

Nome em confirmação

15h15 Conferência e debate

          Sofia Miguens, Universidade do Porto

          O relativismo e a questão da verdade

 

16h00 Conferência e debate

Alexandre Franco de Sá, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

            Título em definição

 

17h00 Encerramento dos trabalhos

 

17h30 Assembleia Geral da APF

 

NOTA: em caso de necessidade, o Encontro migrará para formato online.

 

Palestrantes

Alexandre Franco de Sá

Professor Auxiliar do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Coordenador do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da mesma faculdade, é Doutor em Filosofia, na especialidade de Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade de Coimbra. É Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil. Autor de mais de quatro dezenas de artigos publicados em revistas e cerca de três dezenas e meia de capítulos de livros, para além de vários trabalhos em atas de eventos. Orientador de inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutoramento, júri de graus académicos, organizador/coorganizador de vários seminários, congressos e encontros, já participou, como conferencista, em inúmeros eventos, em Portugal e no Brasil.  Foi Presidente da Direção da Associação de Professores de Filosofia durante uma década (2006-2016). Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, é membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.

 

André Barata Nascimento

Professor Associado com Agregação, leciona várias unidades curriculares (Teorias da Justiça, Ética, Direitos Humanos e Política, Epistemologia, entre outras) no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política na Universidade da Beira Interior. Investigador na LabCom – Comunicação e Artes. Já foi professor visitante no ISPA e nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro e de Fortaleza. Doutor em Filosofia, na especialidade de Filosofia Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Arguente e membro do júri em vários júris de mestrado. Autor de inúmeros artigos em revistas com arbitragem científica e outras, de mais de três dezenas de capítulos de livros e de quatro livros. Organizador de inúmeros colóquios, seminários e jornadas, participou como orador em congressos, conferências e seminários de natureza científica, em Portugal, no Brasil, em Itália e nos Estados Unidos. Orientador de pós-doutoramentos, teses de doutoramento e dissertações e trabalhos de mestrado. Membro de várias organizações científicas como a Sociedade Portuguesa de Filosofia e a Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, é sócio fundador desta última assim como da Sociedade Brasileira de Psicologia Fenomenológica. Foi membro de conselhos editoriais de várias revistas, como a Phainomenon e a Análise e tem desenvolvido atividades de divulgação da ciência. Tem participado como conferencista em atividades de formação para públicos escolares em várias escolas secundárias do país, explorando temáticas relacionadas com o problema do livre-arbítrio, determinismo e cidadania.

 

Sofia Miguens

Professora e investigadora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dirige o Instituto de Filosofia e o Gabinete de Filosofia Contemporânea. Foi investigadora visitante na Universidade de Nova Iorque e na Universidade de Sydney (Austrália) e professora visitante em Amiens (França). Tem lecionado cursos e feito conferências em Espanha, França, Alemanha, Áustria, Turquia, Suíça, Finlândia, Austrália, Polónia, China, entre outros países. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia e Diretora do Departamento de Filosofia da FLUP. Publicou dezenas de artigos em várias línguas nas suas áreas de especialidade (mente e linguagem, filosofia moral e história da filosofia contemporânea). É autora de nove livros. Os mais recentes títulos, “Uma leitura da filosofia contemporânea: figuras e movimentos” e “The Logical Alien”, que também editou, foram publicados em 2019.

Related Posts

Comments are closed.