No Dia Mundial da Filosofia, a Apf – Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança a 6.ª edição do concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”.

O concurso Ensaio filosófico no ensino secundário dirige-se a todos os alunos do ensino secundário público e privado português e visa:

● Promover o interesse pela escrita e reflexão filosóficas;

● Realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário;

● Consolidar nos alunos competências em literacia da informação;

● Divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas do ensino secundário.

Não são definidos temas, pelo que serão admitidos a concurso todos os Ensaios onde sejam discutidos problemas de uma perspetiva filosófica e nos quais sejam mobilizados conhecimentos filosóficos.

Apenas será admitido a concurso um Ensaio por Agrupamento/Escola Secundária, pelo que cada Escola deverá organizar-se no sentido de selecionar o trabalho que considere ser o mais adequado. Os Ensaios poderão ser elaborados individualmente ou por grupos de até três alunos.

Todos os Ensaios submetidos a concurso devem ter, pelo menos, um professor orientador, devidamente identificado. Solicita-se particular atenção ao regulamento do Concurso no que diz respeito à identificação dos correntes e à normalização do documento.

A inscrição no Concurso faz-se através do envio de um Ensaio por Agrupamento/Escola Secundária, em formato digital Pdf, até dia 1 de junho de 2020 para o endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com.

Para mais informações, consulte o regulamento do concurso AQUI.