Share

Prova 714 de 2019 | Segunda fase

Parecer sobre o Exame Nacional de Filosofia 2019, prova 714, 2.ª fase

 

No que respeita ao Exame de Filosofia 2019, prova 714, 2.ª Fase, a Apf considera que:

1. A prova corresponde aos documentos orientadores da disciplina e à informação-prova divulgada pelo IAVE.

2. A prova apresenta um tamanho adequado à duração proposta.

3. O grau de exigência cognitiva da prova está adequado à faixa etária a que se destina.

4. Acentua-se o facto de a maioria das questões estar centrada em competências cognitivas superiores (aplicação, análise, síntese, avaliação) e não em capacidades de mera reprodução por memória.

5. A prova não levanta problemas de correção científica e os textos e os enunciados são claros.

6. Os critérios gerais de classificação não levantam problemas de interpretação, mantendo-se a possibilidade de aceitação de outros aspetos igualmente relevantes nos cenários de resposta.

7. A distribuição e mobilização dos conteúdos lecionados nos 10.º e 11.º anos é equilibrada, tendo sido atribuídos 88 pontos para as questões relativas ao 10.º ano e 112 pontos para as que incidem sobre conteúdos do 11.º ano.

8. Observa-se, à semelhança do ano anterior, que a prova mantém alguma proximidade de cotações nos itens de escolha múltipla (cada 8 pontos) e no último item (16 pontos), no qual se mobiliza um volume considerável de conteúdos e competências. Embora se saiba que esta proximidade de cotações entre a tipologia de itens diferentes ocorra também noutros exames, e conquanto se possa inferir que existam razões técnicas para tal (nomeadamente a não penalização dos alunos com a atribuição de pontuações elevadas em questões que se sabe, de há longa data, que são as que, em todos os exames, os alunos mais têm dificuldades em alcançar bons resultados), considera-se que a diferença de pontuação poderia ser um pouco mais alargada.

9. Dado terem sido introduzidas alterações na tipologia de questões e respetivas cotações, considera-se relevante, para a compreensão do processo, a divulgação, pelo IAVE, das razões técnicas que justificam estas mudanças.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Partilhe!

Related Posts

Comments are closed.