Share

Descartes e Hume à luz da CVJ [presencia | encerrada]

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e o CFAE Beira Mar promovem o curso de formação creditado DESCARTES E HUME LUZ DA TEORIA DO CONHECIMENTO COMO CRENÇA VERDADEIRA E JUSTIFICADA, orientado por Artur Galvão.

 

FORMAÇÃO PARA O GRUPO DE RECRUTAMENTO 410.

A Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia constitui uma das área nucleares da Filosofia, estabelecendo bases que possibilitam desenvolver nos alunos capacidades de identificação, análise e avaliação do conhecimento. Nesse sentido, é fundamental uma lecionação rigorosa, cuidada e atrativa, que possibilite o acesso e a compreensão dos problemas, teorias e argumentos mais importantes da atividade do conhecer de modo a possibilitar uma transição e aplicação prática dos mesmos à realidade quotidiana. Esta ação visa, precisamente, fornecer aos docentes meios, técnicas e conhecimentos que lhes permitam lecionar a unidade epistémica de forma prática, crítica e reflexiva.

Nesta ação far-se-á a aplicação da teoria do conhecimento, enquanto crença verdadeira justificada, às propostas de R. Descartes e D. Hume, que funcionarão como casos de estudo da mesma.

Artur Ilharco Galvão é professor assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Braga). Leciona as unidades curriculares de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem, Lógica Informal e Argumentação e Investigação Orientada 1 e 2. Leciona/ou múltiplas unidades opcionais e seminários em áreas como Filosofia e o Amor, Filosofia no Cinema, Teorias da Racionalidade, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.Tem feito pesquisa no âmbito do pragmatismo e do pensamento tomista, tendo-se especializado no pensamento filosófico de A. MacIntyre e R. Rorty. É membro do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos. É secretário da Revista Portuguesa de Filosofia. Tem organizado e participado em Congressos Internacionais e realizado múltiplas conferências. Tem organizado e orientado múltiplas acções de formação de professores e de profissionais do mundo empresarial. Tem colaborado com conferências e workshops em escolas secundárias de todo o país.

Plano de formação: VEJA AQUI.

Duração e modalidade: 25 horas em regime presencial

Calendário das sessões: a estabelecer após estabelecimento de parceria.

Preço: 40 euros associados da Apf com quotas em dia; 55 euros não associados

Nota 1: o pagamento far-se-á à Apf após confirmação da entrada na turma; indicações para o pagamento serão enviadas para o mail do formando fornecido no ato de inscrição.

Nota 2: associados da ASSP poderão solicitar à mesma o apoio na inscrição (veja aqui).

Inscrições

Formulário de inscrição a disponibilizar após a calendarização da ação.

Após confirmada a presença na turma (em função do número mínimo de 15 e o número máximo de 25 inscritos), o CFAE enviará por correio eletrónico a ficha do CFAE que deve ser preenchida e validada nos Serviços Administrativos da Escola dos formandos.

O comprovativo de pagamento deve ser enviado para apfilosofia@sapo.pt

A não confirmação dentro do prazo estabelecido, após chamada pelo CFAE para a turma, implica anulação da inscrição.

A desistência, após confirmação, implica o pagamento de 50% do valor da inscrição. A desistência após o início da formação, dará lugar a um estorno de apenas 1/3 do valor da inscrição.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.