Share

Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2019

6 de setembro de 2019

Escola Secundária Doutor Ginestal Machado

Santarém

A filosofia é uma área do conhecimento que lida com problemas em aberto e que, por isso, exige uma constante atenção a novos argumentos, ideias e abordagens. Esta exigência é ainda maior para quem, como os professores, tem a responsabilidade de ensinar a filosofar, uma vez que aos problemas da própria disciplina se acrescentam os problemas didáticos inerentes ao seu ensino. É precisamente a pensar na tarefa e nas necessidades de quem ensina a filosofar que a Associação de Professores de Filosofia e a Sociedade Portuguesa de Filosofia juntam de novo os seus esforços na organização do Encontro Nacional de Professores de Filosofia de 2019.

O principal objetivo deste encontro é promover ativamente a partilha de ideias filosóficas e o debate construtivo de propostas didáticas, que se torna ainda mais justificado numa altura em que as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Filosofia estão a ser implementadas em todas as escolas do país, requerendo novos ajustamentos e articulações, tanto no plano filosófico como no plano didático-pedagógico. Assim, o tema geral do encontro, Filosofar com as Aprendizagens Essenciais, visa precisamente tornar claro esse intuito de apetrechar melhor os professores de Filosofia para enfrentarem tais exigências nas suas práticas letivas concretas.

No sentido de satisfazer esse objetivo, estão previstos dois tipos de comunicações: por um lado, haverá comunicações de caráter essencialmente científico sobre temas contemplados nas Aprendizagens Essenciais, proferidas por filósofos e académicos reconhecidos nas respetivas áreas; por outro lado, serão apresentadas, por professores e divulgadores experientes, propostas didáticas sobre os núcleos temáticos das Aprendizagens Essenciais que mais têm preocupado os professores, como a lógica, a filosofia da religião e a filosofia da arte, mas também sobre os chamados temas-problemas do mundo contemporâneo.

Possibilidade de acreditação da modalidade de formação de curta duração.

PROGRAMA:

09h00  Receção dos participantes

09h30  Abertura dos trabalhos

10h00  Julian Baggini

           “Did your brain make you do it?” Saving free will from neuroscience

10h50  Intervalo

11h10  Carlos Pires e Sara Raposo

             Um diálogo filosófico na sala de aula: a favor e contra a existência de   Deus

11h50  Paula Gabellieri

              A teoria expressivista da arte: uma proposta de lecionação

12h30  Almoço

14h30  João Rosas

              Conceptualizar a justiça

15h20  Teresa Cristóvão

               Filosofar com falácias?

16h00  Intervalo

16h20  Tomás Carneiro

               Filosofia, democracia e Internet

17h00  Sofia Miguens

               Uma leitura da filosofia contemporânea

17h50  Palavra de encerramento

 

PALESTRANTES

Carlos Pires e Sara Raposo

São ambos licenciados em filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e autores do blogue Dúvida Metódica (http://duvida-metodica.blogspot.com), um dos mais visitados em Portugal sobre o ensino da filosofia. São ambos professores de Filosofia no Agrupamento de Escolas Laura Ayres (Quarteira).

João Cardoso Rosas

Estudou filosofia na Universidade do Porto e doutorou-se em filosofia política no Instituto Universitário Europeu, em Florença. É professor associado de Filosofia da Universidade do Minho, onde preside ao Instituto de Letras e Ciências Humanas. Tem também sido professor ou investigador visitante em Lisboa, Madrid, Oxford e Providence. As suas áreas de interesse são a ética e a filosofia política, sobre as quais tem organizado e escrito vários livros, entre eles: Novas Direcções na Filosofia dos Direitos Humanos, Braga, 2014 (org.); Left and Right: The Great Dichotomy Revisited, Newcastle, 2013 (com Ana Rita Ferreira, orgs.) e Concepções da Justiça, Lisboa, 2011. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia entre 2013 e 2017.

Julian Baggini

É um filósofo inglês doutorado pela University College London. Foi um dos fundadores, em 1997, da revista inglesa The Philosopher’s Magazine, e tem sido colunista habitual de importantes jornais e revistas, como os britânicos The Guardian, Prospect, New Humanist, New Statesman, Financial Times, Literary Review e, nos Estados Unidos da América, New York Times e The Wall Street Journal, entre outros. É também um colaborador regular da BBC Radio e autor da página microphilosophy (www.microphilosophy.net). Em março de 2019, foi nomeado diretor do The Royal Institute of Philosophy. É autor de mais de vinte livros, muitos deles destinados a um público não especializado. Destacam-se os seus livros sobre os problemas do livre-arbítrio, da identidade pessoal, do sentido da vida, da fé religiosa e ainda a obra recentemente traduzida para português As Fronteiras da Razão: um céptico racional num mundo irracional, (Gradiva).

Paula Gabellieri

É licenciada em filosofia pela Universidade de Lisboa, onde também adquiriu o grau de mestre em estética e filosofia da arte, defendendo uma tese sobre a relação entre arte e moral. É professora de Filosofia no Colégio Pedro Arrupe (Lisboa) e faz parte da comissão organizadora das Olimpíadas Nacionais de Filosofia, organizada pela Prosofos.

Sofia Miguens

É professora e investigadora na Faculdade de Letras da Universidade do
Porto, onde dirige o Instituto de Filosofia e o Gabinete de Filosofia
Contemporânea. Foi investigadora visitante na Universidade de Nova
Iorque e na Universidade de Sydney (Austrália) e professora visitante
em Amiens (França). Tem lecionado cursos e feito conferências em
Espanha, França, Alemanha, Áustria, Turquia, Suiça, Finlândia,
Austrália, Polónia, China, entre outros países. Foi Presidente da
Sociedade Portuguesa de Filosofia e Diretora do Departamento de
Filosofia da FLUP. Publicou dezenas de artigos em várias línguas nas
suas áreas de especialidade (mente e linguagem, filosofia moral e
história da filosofia contemporânea). É autora de oito livros, o mais
recente dos quais é Uma leitura da filosofia contemporânea: figuras e
movimentos, publicado em 2019 (Edições 70). Em 2019 publicará também
The Logical Alien (Harvard University Press)

Teresa Cristóvão

É licenciada em filosofia pela Universidade de Lisboa, coautora de manuais escolares da disciplina para o ensino secundário (Cogito e CriticaMente) e professora de Filosofia do quadro do Agrupamento de Escolas de Cascais.

Tomás Carneiro

É licenciado em Filosofia e pós-graduado em filosofia moderna e contemporânea pela Universidade do Porto. Dinamiza cafés filosóficos, oficinas de filosofia, ciclos de leituras filosóficas e filosofia na empresa. É fundador do Clube Filosófico do Porto e formador de professores nas áreas do diálogo em aula e pensamento crítico, além de professor de Filosofia com Crianças e Jovens, em várias escolas, com o projeto Filósofos a Brincar.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Partilhe!

Related Posts

Comments are closed.