Share

Exame nacional de Filosofia 2019 | Informações a exame

No dia 23 de novembro de 2018, a Apf, na sequência da publicação das informações prova do exame nacional de Filosofia, enviou ao Diretor do IAVE, a mensagem que abaixo se transcreve.

“Na sequência da análise da informação prova de Filosofia, código 714, a Direção da Associação de Professores de Filosofia solicita a análise das situações abaixo descritas e a sua eventual correção.
Na página 3 da informação prova, no ponto 3.1.4. Ética, direito e política ‒ liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade refere-se o item “a articulação entre ética e direito”. Ora, este item não está contemplado nas Aprendizagens Essenciais, tanto na versão em vigor no ano letivo de 2017/2018, como as presentemente homologadas, pelo que se sugere que o tópico seja eliminado.
Na página 3 da informação prova, igualmente no ponto 3.1.4, dá-se a seguinte indicação: “críticas à teoria de Rawls ‒ a crítica comunitarista (M. Sandel) e a crítica libertarista (R. Nozick)”. Dado que apenas as Aprendizagens Essenciais delimitam as perspetivas e autores de referência na análise crítica a Rawls, sugere-se, para que todos os alunos fiquem em igualdade, que a formulação fique “críticas à teoria de Rawls”, acomodando-se, assim, a exploração efetuada com os alunos abrangidos pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular com outros alunos que no ano letivo passado possam ter explorado outras críticas a Rawls que não as especificamente referidas nas Aprendizagens Essenciais.”

Em resposta, a Direção do IAVE remeteu-nos para a Carta de Solicitação ao Iave nº 1/2018, de 2 de novembro, na Informação-prova Geral e nas Informações-Prova específicas.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts

Comments are closed.