0
Share

Exame nacional de Filosofia 2018 – 1.ª fase

No Exame Final Nacional de Filosofia, Prova 714, 1.ª Fase, a Apf considera que não existem problemas de correção científica. A Prova corresponde aos documentos orientadores da disciplina, nomeadamente o Programa e as Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia.

O grau de exigência cognitivo da prova está adequado à faixa etária a que se destina e os critérios gerais de classificação não levantam problemas de interpretação aos classificadores.

Na sequência do que já tinha ocorrido no ano letivo anterior, a maioria das questões estão centradas em competências cognitivas superiores (aplicação, análise, síntese, avaliação) e não em capacidades de mera reprodução por memória. De igual modo, é importante notar que a Prova requer o exercício de várias competências centrais no ensino da Filosofia, incompatíveis com práticas que façam apelo apenas à capacidade dos alunos apresentarem acriticamente conteúdos que se limitam a memorizar.

Considera a Apf que a cotação da última questão da prova, dado o volume de conhecimentos e competências filosóficas a mobilizar, deveria ser superior à atribuída.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS

Related Posts