Publicações Periódicas

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Jornais e revistas com artigos de interesse para o trabalho e pensamento filosófico.

Blogue dedicado ao estudo da filosofia mexicana e dos problemas filosóficos contemporâneos. Disponibilizam uma biblioteca digital com ligações para recursos texto, áudio e vídeo.

Publicação eletrónica da revista Diotime. Os números mais recentes só estão disponíveis para subscritores. Os sumários das várias edições são consultáveis.

Dirigida por Didier Moulinier, esta revista visa lançar as pesquisas sobre a didática da filosofia no contexto da difusão dos saberes proporcionado pela web 2.0.

Dinamizada pelo Departamento de Filosofia da Universidade da Florida, esta publicação permite o acesso livre, e formato pdf, a todos os números.

Revista literária e cultural mensal.

Revista digital de origem inglesa. Disponibiliza os artigos em leitura livre integral e ainda recursos áudio e vídeo.

Publicação do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, sem temática ou escola de pensamento específicos, que se publica duas vezes por ano, estando os artigos publicados sujeitos a revisão por pares.

Revista quadrimestral da filosofia. Pode-se subscrever ou aceder a artigos através da TPM Online.

Oxford Philosophy Magazine disponível em Pdf desde 2013. Alguns artigos mais extensos que podem ter interesse para um público mais alargado, para além do público especialista.

Revista digital com dossiers, entrevistas e artigos sobre grandes autores e assuntos diversos de interesse filosófico.

Disputatio: Philosophical Research Bulletin | Boletín de Investigación Filosófica é uma revista académica, com publicação anual, que pretende contribuir para a discussão filosófica atual, dentro de um marco crítico sobre o papel das humanidades, os seus desafios e a sua importância para o tempo presente.

A Revista Filosófica de Coimbra é uma publicação semestral editada pelo Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC, publicada desde 1991. Publica artigos e estudos inéditos bem como recensões, admitindo textos de todas as correntes, temas e disciplinas filosóficas.

Publicação em Open Acess no dmínio da Bioética.

O Australasian Journal of Philosophy é publicado sem interrupções dese 1923 pela Australasian Association of Philosophy. Os artigos são submetidos a revisão por pares e em 2007 a publicação obteve a classificação de nível “A”.

Publicação da The British Society for the History of Philosophy, com seis números anuais e que tem por objetivo Our peer-reviewed journal, the British Journalfor the History of Philosophy, publishes six issues a year and aims to foster understanding of the history of philosophy.

Editado British Society for the Philosophy of Science pela e publicado pela Oxford University Press, o BJPS publica artigos académicos sobre tópicos diversos como o realismo e a aplicabilidade da matemática, a metafísica da ciência e a natureza dos modelos e das simulações…

O Canadian Journal of Philosophy foi fundado em 1971por John King-Farlow, Kai Nielsen, T.M. Penelhum, and W.W. Rozeboom. Aplica o sistema de revisão por pares e publica em Inglês e Francês. Não tendo nenhuma linha temática específica, para além dos números regulares, publica ainda números especiais.

Fundada por Mark Sacks em 1993, a European Journal of Philosophy propõem-se ser um forum de discussão e estudo sobre as diferentes escolas de pensamento europeu.

A Hypatia pretende ser um forum filosófico sobre o feminismo e os diferentes problemas que se colocam à experiência feminina.

A Revista Portuguesa de Filosofia, sendo de inspiração cristã, tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área de filosofia, escritos nas principais línguas europeias. Todos os artigos são revistos inter pares, mediante o sistema de avaliação anónima.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS