Dia Mundial da Filosofia

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Planos de aula e outros recursos para assinalar o dia mundial da filosofia.

A Filosofia no coração da UNESCO

Subordinado a um mote que é definido anualmente pela UNESCO, este dia traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo.

Dia Mundial da Filosofia

Em Portugal, assim como em outras partes do mundo, tem-se dado particular relevo à inserção do pensamento filosófico no ensino de crianças e jovens antes de chegarem ao Ensino Secundário. O objetivo é o de levar os jovens a desenvolver um pensamento crítico, reflexivo e autónomo, transferível para todas as disciplinas.No presente ano, disponibilizam-se três planos de aula, para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos de idade.

Refletir sobre o “ser autónomo”

O “Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória” estabelece que um aluno, no final de 12 anos de escolaridade, esteja “munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia” e que seja “livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia”. Nas diferentes áreas de competências, preconiza-se que o alunos aprenda a “colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente”.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS