Encontros de Filosofia

38.º Encontro de Filosofia

Recursos de suporte às comunicações apresentadas no 38.º Encontro de Filosofia, subordinado ao título “Filosofia e Emoção”, realizado em formato híbrido, a 17 de fevereiro de 2024.

36.º Encontro de Filosofia

Comunicações apresentadas no 36.º Encontro de Filosofia, subordinado ao título “Estado e Liberdade”, realizado exclusivamente online a 5 de março de 2022.

Ciclo de conferências para as escolas

Ousa Pensar | Quarta Edição 2024

Comunicações apresentadas na quarta edição do ciclo de conferências para as escolas, realizado online, de 16 de janeiro a 18 de abril de 2024, no qual oradores convidados, especialistas em diversas áreas da Filosofia, interpelam os alunos e deixam-se interpelar para promover o saber pensar de um ponto de vista crítico, num mundo em que a realidade nos interpela de modo cada vez mais desafiante.

Ousa Pensar | Terceira Edição 2023

Comunicações apresentadas na terceira edição do ciclo de conferências para as escolas, realizado online, de 28 de fevereiro a 15 de março de 2023, no qual oradores convidados, especialistas em diversas áreas da Filosofia, interpelam os alunos e deixam-se interpelar, numa nova forma de divulgar e discutir temas filosóficos para além dos explorados nas aulas de Filosofia.

Ousa Pensar | Segunda Edição 2022

Comunicações apresentadas na segunda edição do ciclo de conferências para as escolas, realizado online de janeiro a abril de 2022, no qual oradores convidados, especialistas em diversas áreas da Filosofia, interpelam os alunos e deixam-se interpelar, numa nova forma de divulgar e discutir temas filosóficos para além dos explorados nas aulas de Filosofia.

Encontros APF / SPF

4.º Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2022

Comunicações apresentadas no 4. º Encontro Nacional de Professores de Filosofia, realizado online, a 15 de outubro de 2022, subordinado ao tema “Filosofia, religião e sociedade”.

Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2021 "Ética, ciência e epistemologia"

Comunicações apresentadas na terceira edição dos Encontros Nacionais de Professores de Filosofia “Ética, ciência e epistemologia”, que decorreu online, nos dias 16 e 23 de outubro de 2021.

Ciclos temáticos

Questões de género 2022-2023

Comunicações apresentadas nas sessões do ciclo temático “Questões de género 2022-2023”, para promoção da discussão de algumas questões de género que se colocam nos nossos dias. Sessões realizadas online, a 16 de novembro de 2022 e de 15 a 29 de março de 2023.

O Trabalho filosófico: perspetivas de quem começa | Quinta Edição 2023

Comunicações apresentadas na quinta edição do ciclo temático “O Trabalho filosófico: perspetivas de quem começa”, que decorreu online, de 13 a 27 de novembro de 2023, na qual professores recém-formados pelas Universidades do Porto, Coimbra, Beira Interior e NOVA de Lisboa, com Mestrados em Ensino de Filosofia, partilharam as suas experiências e apresentaram recursos vários para promoção da discussão e reflexão sobre possíveis respostas a questões como: o ensino e a aprendizagem da Filosofia no ensino secundário português implicarão o que Michel Tozzi chamou de “trabalho filosófico”?.

O Trabalho filosófico: partilha de práticas sobre os temas/problemas | Quarta Edição 2022

Comunicações apresentadas na quarta edição do ciclo temático “O Trabalho filosófico: partilha de práticas”, que decorreu online, de 7 a 28 de novembro de 2022, nas quais autores de manuais escolares e professores de filosofia do ensino secundário sugeriram propostas de exploração dos Temas/problemas das Aprendizagens Essenciais de Filosofia, para dar continuidade à promoção do trabalho colaborativo.

O Trabalho filosófico: partilha de práticas | Terceira Edição 2021

Comunicações apresentadas na terceira edição do ciclo temático “O Trabalho filosófico: partilha de práticas”, que decorreu online, de 8 a 29 de novembro de 2021, subordinado ao tema “Experiências de ensino híbrido”, com o objetivo de disseminar procedimentos e resultados de trabalho desenvolvido por docentes do ensino secundário assim como divulgar ferramentas digitais diversificadas.

O Trabalho filosófico: partilha de práticas | Primeira Edição 2019

Comunicações apresentadas na primeira edição do ciclo temático “O Trabalho filosófico: partilha de práticas”, que decorreu online, de 28 outubro a 18 de novembro de 2019, nas quais se apresentaram experiências, práticas e recursos com o objetivo de promover o trabalho colaborativo, nomeadamente através da partilha de dispositivos didáticos construídos e monitorizados pelos professores.

O estado da arte | Quinta Edição 2024

Comunicações apresentadas na quinta edição do ciclo temático “O estado da arte”, realizado online em janeiro de 2024, subordinado ao tema Filosofia e neurociências.

O estado da arte | Quarta Edição 2023

Comunicações apresentadas na quarta edição do ciclo temático “O estado da arte”, realizado online em janeiro de 2023, subordinado ao tema Fundamentação epistemológica do conhecimento.

O estado da arte | Terceira Edição 2022

Comunicações apresentadas na terceira edição do ciclo temático “O estado da arte”, realizado online em janeiro e fevereiro de 2022, subordinadas à temática do Transhumanismo e a questões de Ética Prática.

O estado da arte | Segunda Edição 2021

O estado da arte | Primeira Edição 2019

Comunicações apresentadas na primeira edição do ciclo temático “O estado da arte”, que decorreu online, de 29 outubro a 19 de novembro de 2019, nas quais se apresentaram algumas das linhas mais recentes de investigação e discussão filosóficas.

NOTÍCIAS

Veja aqui todas as noticias APF mais recentes.

VER NOTÍCIAS

EVENTOS

Com carácter científico e didático, dirigidos a especialistas ou ao grande público, os eventos da Apf incluem seminários, palestras, ciclos temáticos, ações de formação creditada e cafés com filosofia.

CONHEÇA OS EVENTOS

RECURSOS

A Apf criou uma área de recursos para professores, estudantes e outros interessados na Filosofia.

VER RECURSOS