0
Share

Prova 714 – 2.ª Fase | Parecer Apf

No Exame Final Nacional de Filosofia, Prova 714, 2.ª Fase, a Apf considera que não existem problemas de correção científica. A Prova corresponde aos documentos orientadores da disciplina, nomeadamente o Programa e as Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia.

O grau de exigência cognitivo global da prova adequa-se à faixa etária a que se destina e os critérios gerais de classificação não levantam problemas de interpretação aos classificadores.

Verifica-se que a cotação das questões se encontra distribuída de forma equilibrada, com 85 pontos para conteúdos referentes ao 10.º ano e 115 pontos para o 11.º; no total, são atribuídos 40 pontos à Lógica. Esta distribuição de pontuação pelos conteúdos está em consonância com a Prova 714 da 1.ª fase de 2017.

Saliente-se o facto de a generalidade das questões serem centradas em competências cognitivas superiores (aplicação, análise, síntese, avaliação) e não em capacidades meramente memorísticas. De igual modo, é importante notar que a Prova requer o exercício de várias competências centrais da filosofia, incompatíveis com um ensino que faça apelo apenas à capacidade dos alunos reproduzirem conteúdos acriticamente.

.

Related Posts